Retratos da tolerância/intolerância na arte de Israel

Autores

  • Ana Szpiczkowski Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.4.6.13-20

Palavras-chave:

Shoah, Sociedade Israelense, Expressão Artística

Resumo

No que se refere à história de Israel, destaco a arte apresentada no livro publicado em nome de Gilad Schalit, soldado israelense sequestrado em 2006, pelo grupo palestino Hamas, e que permanece desaparecido. O livro contempla um conto escrito por Schalit aos onze anos de idade, em que ele, de modo metafórico, aborda a questão do entendimento entre os desiguais, entre o forte e o mais fraco. O livro contém ilustrações criadas por artistas israelenses, e vem servindo de instrumento para o debate e criação artística junto a outras crianças sobre o tema nele abordado. Ambas as criações, de Itzkhak Belfer e de Gilad Schalit, embora aparentemente tratem de questões distintas, vêm se completar, e tem a função educacional transformadora de alertar a sociedade dos perigos da intolerância e conduzi-la à busca de caminhos alternativos para a tolerância e para o entendimento entre os homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Szpiczkowski, Universidade de São Paulo

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo, professora do Curso de Pós-­Graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, do DLO/FFLCH/USP e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância, LEI, da Universidade de São Paulo.

Referências

Arnon, Y. The cry of the artist (O grito do artista). Disponível em: http://www.ibelfer.com/. Acesso em 03/03/2010.

Belfer, I. The Holocaust (O Holocausto). Disponível em: http://www.ibelfer.com/. Acesso em 03 mar. 2010.

Buber, M. Eu e TU. Int. e notas Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Cortez e Moraes, 2ª. ed. rev. 1979.

KORCZAK, J. Diário do Gueto. Tradução de Jorge Rochtlitz. São Paulo: Perspectiva, 1986.

KORCZAK, J. Dat Hayeled (Religião da criança). Guetto Fighter’s House Ltda., 1978.

KORCZAK, J. Im Hayeled (Com a criança). Israel, 1974.

GADAMER, H.G. Verdade e método I Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes e São Francisco, 2004.

Rosemberg, P. Hitmodedut Hakhazutit im Zicaron Hashoa 1945 (Como lidar com a memória visual do Holocausto 1945). Disponível em: .

SCHALIT, G. Keschehakarisch Vehadag Nifgueschu Larischona (Quando o tubarão e o peixe se encontraram pela primeira vez). Israel: H.S. Halfi Ltd., novembro de 2007. Planejamento e Produção: Lee Rimon e Itzkhak de Lange - The Edge Gallery, Naharia, Israel e Yael Schakhar Sarid e Noga Schimmel - Israel Association of Illustrators.

UNTERMAN, A. Dicionário judaico de lendas e tradições. Trad. Paulo Geiger. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

Downloads

Publicado

2010-03-30

Como Citar

Szpiczkowski, A. (2010). Retratos da tolerância/intolerância na arte de Israel. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 4(6), 13–20. https://doi.org/10.17851/1982-3053.4.6.13-20