Erico Verissimo: um “pintor” brasileiro de Israel
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.4.6.80-84Palavras-chave:
Israel, Viagem, Erico VerissimoResumo
O escritor brasileiro Erico Verissimo viajou a Israel em abril de 1966, na companhia da esposa, a convite do Ministério de Negócios Estrangeiros daquele país. As anotações feitas por Verissimo durante o percurso pelas principais cidades israelenses foram transformadas no livro Israel em abril, escrito e publicado três anos após a viagem. Juntamente com os manuscritos da obra, o escritor enviou ao seu editor uma carta, na qual afirma que sua intenção ao iniciar o livro “era ‘pintar’ Israel com a despreocupada alegria lúdica dum artista em férias”. Entretanto, no decorrer do trabalho, ao perceber que começava a fazer “perguntas perigosas” como “Que são os judeus? Uma raça? Um povo? Um conjunto de tribos unidas por uma religião comum?”, Verissimo deixou que o bom senso prevalecesse e voltou à sua “pintura”. Pretende-se, neste artigo, analisar a obra Israel em abril, verificando em que medida o olhar despreocupado do pintor se confunde com o olhar crítico do intelectual no relato de suas impressões em Israel.
Downloads
Referências
VERISSIMO, Erico. Israel em abril. Porto Alegre: Globo, 1970.
VERISSIMO, Luis Fernando. In: Boletim de notícias da Confederação israelita do Brasil. n. 29. 06 mar. 2007. Disponível em: http://www.ymlp18.com/pubarchive_show_message.php?conibnews+253. Acesso em 20 jan. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.