A chegada da peste: cem anos da viagem de Freud aos EUA (1909-2009)
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.4.7.53-62Palavras-chave:
História da psicanálise, Freud, ViagemResumo
Este artigo pretende relatar os fatos que marcaram a viagem de Freud aos Estados Unidos, assim como os que antecederam o convite de Stanley Hall, professor da Clarke University de Manchester, em Massachussets. Mostra, também, a importância da viagem para a difusão da ainda desconhecida psicanálise, para o estabelecimento de relações, futuros encontros, trocas e alianças. Evidencia que, de certa forma, as Cinco lições de psicanálise – conferências que passaram desde então a ser traduzidas em diversos idiomas – garantiram que os fundamentos da nova ciência fossem amplamente divulgados. Fala também das inquietações freudianas a respeito de como a psicanálise estaria sendo absorvida pelos norte-americanos e dos desdobramentos nos Estados Unidos decorrentes da viagem.
Downloads
Referências
DI MATTEO, Vincenzo. A influência filosófica no pensamento freudiano. Revista Simposium, v. 24, n. 2, 1983.
JONES, Ernest. Vida e obra de Sigmund Freud. Trad. Marco Aurélio de Moura Mattos. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1979, p. 385-415.
RICCI, Giancarlo. As cidades de Freud. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 131-143.
ROUDINESCO, Elisabeth & PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Trad. Vera Ribeiro, Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p. 195-201.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.