A estética da cidade pela geografia do afeto na obra de Moacyr Scliar
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.5.8.17-25Palavras-chave:
Cidade, Estética, AfetoResumo
Moacyr Scliar é herdeiro da literatura urbana gaúcha da década de 30, no entanto, diferente dos autores daquele período, traz à tona uma Porto Alegre permeada por espaços ricos de afeto e de memória, fazendo com que a cidade assuma outros aspectos que não apenas o do ambiente degradado. O bairro Bom Fim é o responsável por esse movimento e é a partir dele que se pode reconhecer uma estética da cidade, criada pela arte de narrar e pela arquitetura contemporânea.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Prismas: crítica cultural e sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Editora Ática, 1998.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional, 1985.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano. 2 morar e cozinhar. Trad. Ephraim F. Alves e Lúcia Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 1996.
FRÉMONT, Armand. A região, espaço vivido. Trad. António Gonçalves. Coimbra: Livraria Almedina, 1980.
GLOTZ, Gustave. A cidade grega. Trad. Henrique de Araújo Mesquita e Roberto Cortes Lacerda. São Paulo/Rio de Janeiro: DIFEL Difusão Editorial S.A., 1980.
HAUSER, Arnold. Teorias da arte. Lisboa: Editorial Presença, 1973.
CHAVES, Flávio Loureiro. Matéria de invenção: ensaios de literatura. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1994.
CHAVES, Flávio Loureiro. Scliar e a diáspora de todos nós. Texto apresentado na Conferência da Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2007.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
OLIVEN, Ruben. Metabolismo social da cidade e outros ensaios. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 1974.PAVIANI, Jayme. Estética mínima: notas sobre arte e literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano – Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2002.
SCLIAR, Moacyr. A guerra do Bom Fim. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1974.
SCLIAR, Moacyr. Os voluntários. Porto Alegre: L&PM, 2001.
SCLIAR, Moacyr. O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2001.
SCLIAR, Moacyr. Os deuses de Raquel. Porto Alegre: L&PM, 2003.
SCLIAR, Moacyr. Max e os felinos. Porto Alegre: L&PM, 2009.
SCLIAR, Moacyr. Mistérios de Porto Alegre. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2004.
SENNETT, Richard. A carne e a pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Trad. Marcos Aarão
Reis. Rio de Janeiro: BestBolso, 2008.
SLAVUTZY, Abrão (Org.). A paixão de ser: depoimentos e ensaios sobre a identidade judaica. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1998.
SPINK, Mary Jane P. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos do cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2004.
VELHO, Gilberto (Org.) Antropologia urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
ZILBERMAN, Regina; BERND, Zilá (Org.). O viajante transcultural: leituras da obra de Moacyr Scliar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
ZILBERMAN, Regina. Literatura gaúcha: temas e figuras da ficção e da poesia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: L&PM, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.