Um diabo na Amazônia: dois contos de Leão Pacífico Esaguy
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.5.8.36-40Palavras-chave:
Amazônia, Judaísmo, DiaboResumo
Os dois contos que compõem a antologia Contos amazonenses, 1981, refletem muito da paixão de Esaguy pela selva amazônica e sua cultura, bem como o entrelaçamento desta com a cultura judaica, presente, a partir de vestígios, em seus textos. Nesse livro, bem como em outros como O Aleijadinho, 1982, e Enxuga as lágrimas e segue o caminho que te determinaste, 1999, o pano de fundo das histórias é sempre a beleza exuberante e o grandiosidade da mata Amazônica. A variedade dos animais e seus comportamentos são elementos que povoam o universo ficcional do autor, além das tramas em que suas personagens, caboclos, ribeirinhos e caçadores, enfrentam onças "ʺatrevidas e sanhudas"ʺ, como o narrador as define.
Downloads
Referências
BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Shedd. Editor responsável Russell P. Shedd; traduzida em português por João Ferreira de Almeida. – 2ª edição revista e atualizada no Brasil – São Paulo: Vida Nova; Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1997.
ESAGUY, Leão Pacífico. Contos amazonenses. São Paulo: do autor, 1981.
ESAGUY, Leão Pacífico. Enxuga as lágrimas e segue o caminho que te determinaste. São Paulo: do autor, 1999.
ESAGUY, Leão Pacífico. O Aleijadinho. São Paulo: do autor, 1982.
IGEL, Regina. Imigrantes judeus/escritores brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1997.
VELTMAN, Henrique. Os hebraicos da Amazônia. Disponível em: URL: http://www.veltman.qn.com. Acesso em: 10 ago. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.