Referentes judaicos em A hora da estrela: uma visada cabalística

Autores

  • Katya Queiroz Alencar Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.5.8.48-57

Palavras-chave:

Literatura, Cabala, Clarice Lispector

Resumo

Este artigo discute os referentes judaico-­cabalísticos em A hora da estrela, de Clarice Lispector, a partir de metáforas cabalístico-interpretativas construídas a partir do processo cosmogônico luriânico: Tzimtizum, Sheviráh e Tikún,abordado por Harold Bloom em Cabala e crítica. Para tanto, tomamos algumas passagens de A hora da estrela que foram recortadas e analisadas sob o prisma dessas metáforas, a fim de demonstrar, apesar da resistência de Lispector, um traço do matiz judaico-­cabalístico na arquitetura de sua literatura, no caso, A hora da estrela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katya Queiroz Alencar, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e integrante do Comitê de análise de projetos em Literatura do Departamento de Comunicação e Letras da UNIMONTES. Mestreem Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pela defesa da dissertação intitulada Mito e paródia em A hora da estrela: ressonâncias de tradições secularizadas.

Referências

BLAKE, William. A Vision of the Last Judgment. In___. Readings. EUA: Oxford University Press, 1969.

BLOOM, Harold. Cabala e crítica. Trad. Monique Balbuena. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

HALDEMAN, Susan. The Slayers of Moses: The emergence of Rabbinic interpretation in Modern Literary Theory. Albany: StateUniversity of New York Press, 1982.

VIERA, Nelson H. Clarice Lispector: a Jewish impulse and a prophecy of difference. In: ___. Jewish voices in Brazilian literature: a prophetic discourse of alterity. Gainesville: University Press of Florida, 1995, p. 100-150.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: José Olimpyo, 1981.

MOSER, Benjamin. Clarice. São Paulo: Cosacnaify, 2009.

OLIVEIRA, Maria Clara Castellões de. A tradição interpretativa de rabinos e cabalistas, a crítica literária e a tradução. 2000. 226f. Tese (doutorado em Letras: Estudos Literários – Literatura comparada). Faculdade de Letras – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da Letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SOUZA, Carlos Mendes de Souza. Clarice Lispector: figuras da escrita. Minho: Universidade do Minho,

Centro de Estudos Humanísticos, 2000, p. 164.

WALDMAN, Berta. Entre passos e rastros: presença judaica na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Downloads

Publicado

2011-03-30

Como Citar

Alencar, K. Q. (2011). Referentes judaicos em A hora da estrela: uma visada cabalística. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 5(8), 48–57. https://doi.org/10.17851/1982-3053.5.8.48-57