Por uma estética da retórica confessional. Estudo do romance Por que sou gorda, mamãe?, de Cíntia Moscovich
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.8.14.170-183Palavras-chave:
Cíntia Moscovich, Autobiografia, JudaísmoResumo
Este artigo analisará a retórica confessional própria ao romance Por que sou gorda, mamãe?, de Cíntia Moscovich. Num primeiro momento, o estudo buscará identificar as estratégias narrativas utilizadas pela escritora gaúcha para inscrever a retórica da confissão em todos os interstícios do texto, numa dinâmica cíclica. Para tal, o artigo apoiar-se-á nas reflexões de Philippe Lejeune sobre a escrita em primeira pessoa bem como as de Jacques Derrida a respeito do caráter autoimunitário do texto autobiográfico. Num segundo tempo, o artigo focalizará as diferentes origens e facetas do sentimento de culpa de que sofre a narradora, apoiando-se na sua relação com o corpo feminino e na noção de culpa no judaísmo. O ensaio de Moacyr Scliar, Enigmas da culpa, fornecerá elementos essenciais para compreendermos a especificidade da culpa na tradição judaica.
Downloads
Referências
DÄLLENBACH, Lucien. Le Récit spéculaire. Essai sur la mise en abyme. Paris: Le Seuil, 1977.
DERRIDA, Jacques; VATTIMO, Gianni (Org.). A religião: o seminário de Capri. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2000.
DIDIER, Béatrice. L’Écriture-femme. Paris: Presses Universitaires de France, 1981.
GENETTE, Gérard. Palimpseste. La Littérature au second degré. Paris: Le Seuil, 1982.
GIDE, André. Journal 1889-1938. Paris: Gallimard, 1948.
LEJEUNE, Philippe. Le Pacte autobiographique. Paris: Éditions du Seuil, 1975.
LOBET, Marcel. Écrivains en aveu: essai sur la confession littéraire. Bruxelles/Paris: Éditions Brepols/ Éditions Garnier Frères, 1962.
MATHE, Sylvie; TEULIE, Gilles (Org.). Cultures de la confession: formes de l’aveu dans le monde anglophone. Aix-en-Provence: Publications de l’Université de Provence, 2006.
MOSCOVICH, Cíntia. Por que sou gorda, mamãe? Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2006.
MOSCOVICH, Cíntia. Entrevista: Por que sou gorda, mamãe?, 2008. Disponível em <http://www.record.com.br/autor_entrevista.asp?id_autor=4165>. Acesso em: 10 out. 2013.
SCLIAR, Moacyr. Enigmas da culpa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
STORA-SANDOR, Judith. L’Humour juif dans la littérature: de Job à Woody Allen. Paris: Presses Universitaires de France, 1984.
UNTERMAN, Alan. Dicionário judaico de lendas e tradições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2004.
ZANONE, Damien. L’Autobiographie: thèmes & études. Paris: Ellipses, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.