Por uma estética da retórica confessional. Estudo do romance Por que sou gorda, mamãe?, de Cíntia Moscovich

Autores

  • Soraya Lani Université de Poitiers

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.8.14.170-183

Palavras-chave:

Cíntia Moscovich, Autobiografia, Judaísmo

Resumo

Este artigo analisará a retórica confessional própria ao romance Por que sou gorda, mamãe?, de Cíntia Moscovich. Num primeiro momento, o estudo buscará identificar as estratégias narrativas utilizadas pela escritora gaúcha para inscrever a retórica da confissão em todos os interstícios do texto, numa dinâmica cíclica. Para tal, o artigo apoiar-se-á nas reflexões de Philippe Lejeune sobre a escrita em primeira pessoa bem como as de Jacques Derrida a respeito do caráter autoimunitário do texto autobiográfico. Num segundo tempo, o artigo focalizará as diferentes origens e facetas do sentimento de culpa de que sofre a narradora, apoiando-se na sua relação com o corpo feminino e na noção de culpa no judaísmo. O ensaio de Moacyr Scliar, Enigmas da culpa, fornecerá elementos essenciais para compreendermos a especificidade da culpa na tradição judaica.

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Biografia do Autor

Soraya Lani, Université de Poitiers

Mestre (2007) e Doutora (2012) em Literatura Brasileira pela Universidade Michel de Montaigne Bordeaux 3, na França. Membro do grupo de pesquisa AMERIBER da mesma universidade, atualmente, ocupa o cargo de ATER (Attaché Temporaire d’Enseignement et de Recherche) na Universidade de Poitiers, na França, junto ao Departamento de Português.

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Publicado

2014-05-30

Como Citar

Lani, S. (2014). Por uma estética da retórica confessional. Estudo do romance Por que sou gorda, mamãe?, de Cíntia Moscovich. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 8(14), 170–183. https://doi.org/10.17851/1982-3053.8.14.170-183