O professor como formador da identidade do novo hebreu nos contos de Meir Shalev
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.9.17.117-131Palavras-chave:
Sionismo, Literatura israelense, BíbliaResumo
Este artigo objetiva resgatar a importância do professor como mestre e guia ideológico na formação sionista de Israel. Meir Shalev, escritor israelense contemporâneo, retorna a sua infância para rememorar alguns de seus professores, que como adulto o inspiraram a dar vida a seus personagens ficcionais.
Downloads
Referências
ALMOG, Oz. Hatsabar: Diukan (The Sabra: a Profile). Tel Aviv: Am Oved, 2001.
AVINERI, Shlomo. La idea sionista: notas sobre el pensamiento nacional judío. Jerusalém: La Semana Publicaciones, 1983.
SEGUEV, Tom. Hatsionim hachadashim (The New Zionists). Jerusalém: Keter, 2001.
SEGUEV, Tom. 1949, Haisraelim Harishonim (1949, The First Israelis). Jerusalém: Dominó, 2002.
SHALEV, Meir. Román Russi. Tel Aviv: Am Oved, 1993. Versão em português: A montanha azul. Trad. António Pescada. Algés: Difel, 2002.
SHALEV, Meir. Sod Achizat Haeinaim (Elements of Conjuration). Tel Aviv: Am Oved, 1999.
SHAPIRA, Anita. Yehudim chadashim yehudim yeshanim (New Jews Old Jews). Tel Aviv: Am Oved, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.