Mulheres judias e suas trajetórias familiares

Autores

  • Maria Ariádina Cidade Almeida Universidade Federal do Acre
  • Teresa Almeida Cruz Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.9.17.279-292

Palavras-chave:

Memórias, Mulheres, Judaísmo

Resumo

Este artigo analisa as narrativas orais de duas mulheres descendentes de judeus marroquinos que migraram para a Amazônia no final do século 19. A pesquisa foi constituída pela metodologia da história oral, que propõe o uso da memória como fonte histórica, e a narrativa teorizada a luz do filosofo Paul Ricoeur, que afirma que narrar é contar uma história numa perspectiva de totalidade, realizando-se uma síntese do heterogêneo. Essas histórias heterogêneas enfocam as construções familiares, as relações de gênero e as dimensões mais significativas vivenciadas pelas narradoras, no contexto da diáspora marroquina no estado do Amazonas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Ariádina Cidade Almeida, Universidade Federal do Acre

    Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/História da Universidade Federal do Acre, Mestra História Social da Amazônia.

  • Teresa Almeida Cruz, Universidade Federal do Acre

    Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/História da Universidade Federal do Acre, Doutora em História Cultural.

Referências

BENCHIMOL, Samuel. Eretz Amazônia: os judeus na Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2008.

BEMERGUY, Amélia. Imagens da ilusão: judeus marroquinos em busca de uma terra sem males, Pará 1870-1910. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica/SP, 1998 (Dissertação).

DAHAN, Issac. Orgadol: Comentários sobre a Torá e as festas judaicas. São Paulo: Editora Sêfer, 2009.

FALBEL, Nachman. Judeus no Brasil: estudos e notas. São Paulo: Humanitas; Edusp, 2008.

JOUTARD, Philippe. Desafios à história oral do século XXI. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; FERNANDES, Tania Maria; ALBERTI, Verena (Org.). História Oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Fio Cruz, Casa de Oswaldo Cruz/ CPDOC/FGV, 2000.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Daniele. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Tradução: Fátima Murad. Cadernos de pesquisa. v. 37, n. 132, p. 595-609. Set./dez.2007.

LIBERMAN, Maria. Os judeus na Amazônia séculos XIX e XX. USP, 2009 (Tese).

LINS, Wagner. Estrela minguante: memória e resignificação do judaísmo no interior do Estado do Pará. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004. (Dissertação).

PASSERINI, Luisa. A memória entre política e emoção. Trad. Ricardo Santiago. São Paulo: Letra e Voz, 2011. (Coleção Ideias)

RICOEUR, Paul. A identidade narrativa e o problema da identidade pessoal. Trad. Carlos João Correia. Arquipélago, n. 7, p. 177-194, 2000.

VAINFAS, Ronaldo; HERNAM, Jacqueline. Judeus e conversos na Ibéria no século XV; sefardismo, heresia e messianismo In: GRINBERG, Keila (Org.). Os judeus no Brasil: inquisição, imigração e identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha; KHOURY, Yara Maria Aun. A pesquisa em História. São Paulo: Editora Ática, 1995.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

Mulheres judias e suas trajetórias familiares. (2015). Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 9(17), 279-292. https://doi.org/10.17851/1982-3053.9.17.279-292