Alguns traços da poesia de Lúcia Aizim
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.10.18.38-44Palavras-chave:
Poesia, Judaísmo, Lúcia AizimResumo
O que sobressai na poesia de Lúcia Aizim é seu ritmo singular e pessoal e ainda figurações temáticas em que o judaísmo transparece como matéria híbrida entremeada com elementos tropicais, brasileiros. Essa mescla, traçada em diferentes dimensões, erige uma poética singular, com ressonâncias diferenciadas, que denunciam o estrangeiro trazido para o corpo nacional, a atitude contemplativa voltada à tradição judaica, que se nutre, porém, da vida do dia a dia.
Downloads
Referências
AIZIM, Lúcia. Alma pastora das coisas. Rio de Janeiro: Vozes, 1974.
AIZIM, Lúcia. Errância. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.
AIZIM, Lúcia. Saga. Rio de Janeiro: Razão Cultural, 1997.
AIZIM, Lúcia. Cânticos. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2000.
JUNQUEIRA, Ivan. A presença poética feminina. In: ______. À sombra de Orfeu: ensaios. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica; [Brasília]: INL, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.