Terrores noturnos e diurnos: o discurso do exílio da vanguarda surrealista romena diante da guerra

Autores

  • Alcebiades Diniz Miguel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.2-17

Palavras-chave:

Exílio, Vanguarda, Romênia

Resumo

O descentramento cultural da Romênia é bastante conhecido e profundamente estudado por seus filósofos ao menos desde o século XIX. Esse pequeno país, com seu idioma de ascendência latina, sua arquitetura e estruturas político-cultural derivadas ao mesmo tempo das França e da Itália, está encravado no meio de nações – mesmo de potências – eslavas e da vastidão política imperial representada pela Hungria. Tal descentramento, de certa forma, impulsionaria uma vanguarda, composta notadamente por judeus, a estruturar um amplo apocalipse cultural desde o início do século XX – projeto revolucionário que não afetaria apenas a Romênia, mas toda a Europa. Tal apocalipse cultural, é necessário destacar, foi bastante amplificado por não ter raízes ou formas de identificação que o prendessem a um país, uma paisagem. Este artigo abordará os desdobramentos tardios desse projeto, quando os autores do grupo “Infra-Noir” enfrentaram com seu discurso do exílio, o(s) totalitarismo(s) genocida(s) que sucessivamente dominaram a Romênia e boa parte da Europa.

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Biografia do Autor

Alcebiades Diniz Miguel, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Teoria da Literatura e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2017-11-26

Como Citar

Miguel, A. D. (2017). Terrores noturnos e diurnos: o discurso do exílio da vanguarda surrealista romena diante da guerra. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 11(21), 2–17. https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.2-17