Arqshoah: espaço virtual de memória e educação sobre os direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.38-53

Palavras-chave:

Arqshoah, Holocausto, Refugiados judeus

Resumo

Neste artigo, reconstituímos a proposta e a trajetória do Arquivo Virtual sobre o Holocausto e Antissemitismo, Arqshoah, e sua simbiose com iniciativas cujo objetivo é a educação sobre os direitos humanos. Tendo como eixo central os testemunhos dos refugiados do nazifascismo e dos sobreviventes do Holocausto radicados no Brasil ou que tiveram o país como uma das etapas de sua travessia, o Arqshoah, nos papéis de guardião da coleção que abriga, de produtor de um acervo de história oral que resgata as vozes dos protagonistas do evento e de catalisador de iniciativas em educação, constitui uma referência para todos aqueles que queiram aprofundar-se no conhecimento da história desse período e também para os agentes comprometidos com o desenvolvimento de uma cultura voltada à paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carol Colffield, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

APPELFELD, Aharon. The Story of a Life. New York: Schocken Books, 2004.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O anti-semitismo na Era Vargas: fantasmas de uma geração (1930-1945). São Paulo: Perspectiva, 2003.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Cidadão do mundo: O Brasil diante do Holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo. São Paulo: Perspectiva, 2010.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Arquivos-relicários: múltiplas narrativas para a construção da história e da memória. In: MIRANDA, Wander M.; SOUZA, Eneida M. de. (Org.). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 327-340.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; MIZRAHI, Rachel. Histórias de vida dos refugiados e sobreviventes da Shoah. Brasil, 1933-2017. São Paulo: Maayanot, 2017.

COLFFIELD, Carol. O Holocausto nos livros didáticos brasileiros: realidades e alternativas. 2016. 270 f. Dissertação (Mestrado em Letras Orientais: Estudos Judaicos) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016: Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8158/tde-14032017-153927/pt-br.php>. Acesso em: 10 jun. 2017.

DINES, Alberto. Apresentação. In: CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O anti-semitismo na Era Vargas. São Paulo: Brasiliense, 1988.

FRANKL, Viktor E. Man’s Search for Meaning. Boston: Beacon Press, 1992.

HENI, Clemens. Secondary Anti-Semitism: From Hard-Core to Soft-Core Denial of the Shoah. Jerusalem Center for Public Affairs. Jerusalem, 2 nov. 2008. Disponível em: <http://jcpa.org/article/secondary-anti-semitism-from-hard-core-to-soft-core-denial-of-theshoah/>. Acesso em: 31 ago. 2017.

KATZ, Dovid. Understanding Double Genocide. JHC Centre News, Jewish Holocaust Centre, Victoria, Australia, September 2011. Disponível em: <http://defendinghistory.com/wpcontent/uploads/2013/06/Dovid-Katz-on-Double-Genocide-20111.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e Cultura Material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 89-104, 1998. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view%20File/2067/1206>. Acesso em: 16 set. 2017.

OZ, Amos; OZ-SALZBERGER, F. Os judeus e as palavras. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

WINTER, Jay. Sites of Memory, Sites of Mourning: The Great War in European Cultural History. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

Downloads

Publicado

2017-11-26

Como Citar

Colffield, C. (2017). Arqshoah: espaço virtual de memória e educação sobre os direitos humanos. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 11(21), 38–53. https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.38-53