Tormenta em Mar de Lápides: estética, memória e narração no Monumento aos Judeus Assassinados da Europa
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.54-69Palavras-chave:
Memória, Narração, AuschwitzResumo
Este artigo traz para a discussão algumas reflexões sobre o “Monumento aos Judeus Assassinados da Europa”, na cidade de Berlim, em perspectiva ético-estética, a partir de uma abordagem multidisciplinar, em que interagem discussões próprias aos campos das artes, da literatura e da história. Para tanto, são propostas relações entre particularidades formais do “Memorial aos Judeus”, em sua presença concreta como monumento, e debates sobre a possibilidade de uma memória de Auschwitz em que se adensam o compromisso ético da lembrança de um passado de morte e o apelo à transformação da vida no presente. Elabora-se, ainda, a possibilidade de uma narração que, no lugar de opor a concretude abstrata do “memorial” como obra de arte ao significado histórico de sua metáfora como cemitério, ganha forma exatamente no encontro entre presença e imagem, entre matéria e memória. À guisa de conclusão, introduz-se, como chave analítica, a figura singular de um narrador que, diante do “Monumento aos Judeus Assassinados da Europa”, é capaz de recolher os rastros de um passado que contém em si mesmo seu futuro, no instante evanescente de um esbarrão entre vida e história.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Trad. José Maria Ripalda. Madrid: Taurus, 1975.
ADORNO, Theodor W. Crítica cultural e sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ática, 1998.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, v. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Vários tradutores. Belo Horizonte; São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BORGES, Jorge Luis. Remordimiento por cualquier muerte. In: ______. Páginas escogidas. Fondo Editorial Casa de las Américas: La Habana, 2006.
DANZIGER, Leila. Notas sobre um ‘terreno baldio’. Concinnitas, Revista do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, n. 5, p. 76-94, jan. 2004.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
GAGNEBIN, Jean Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
HUG, Alfons; HOFFMANN, Heiko; PREUSS, Sebastian. Zeitgeist: arte da nova Berlim. Trad. Jutta Gruetzmacher. Belo Horizonte; Rio de Janeiro: 19 Design, 2015.
LEVI, Primo. É isto um homem. Trad. Luigi del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
LISSOVSKY, Mauricio. Pausas do destino. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.
VERNANT, J. P. L’individu, la mort, l’amour. Paris: Gallimar, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.