Tormenta em Mar de Lápides: estética, memória e narração no Monumento aos Judeus Assassinados da Europa

Autores

  • Fernando Velasco Universidade do Porto
  • Laila Melchior Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.54-69

Palavras-chave:

Memória, Narração, Auschwitz

Resumo

Este artigo traz para a discussão algumas reflexões sobre o “Monumento aos Judeus Assassinados da Europa”, na cidade de Berlim, em perspectiva ético-estética, a partir de uma abordagem multidisciplinar, em que interagem discussões próprias aos campos das artes, da literatura e da história. Para tanto, são propostas relações entre particularidades formais do “Memorial aos Judeus”, em sua presença concreta como monumento, e debates sobre a possibilidade de uma memória de Auschwitz em que se adensam o compromisso ético da lembrança de um passado de morte e o apelo à transformação da vida no presente. Elabora-se, ainda, a possibilidade de uma narração que, no lugar de opor a concretude abstrata do “memorial” como obra de arte ao significado histórico de sua metáfora como cemitério, ganha forma exatamente no encontro entre presença e imagem, entre matéria e memória. À guisa de conclusão, introduz-se, como chave analítica, a figura singular de um narrador que, diante do “Monumento aos Judeus Assassinados da Europa”, é capaz de recolher os rastros de um passado que contém em si mesmo seu futuro, no instante evanescente de um esbarrão entre vida e história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Velasco, Universidade do Porto

Doutorando em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos na Universidade do Porto, Portugal. 

Laila Melchior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Trad. José Maria Ripalda. Madrid: Taurus, 1975.

ADORNO, Theodor W. Crítica cultural e sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ática, 1998.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, v. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Vários tradutores. Belo Horizonte; São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BORGES, Jorge Luis. Remordimiento por cualquier muerte. In: ______. Páginas escogidas. Fondo Editorial Casa de las Américas: La Habana, 2006.

DANZIGER, Leila. Notas sobre um ‘terreno baldio’. Concinnitas, Revista do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, n. 5, p. 76-94, jan. 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.

GAGNEBIN, Jean Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

HUG, Alfons; HOFFMANN, Heiko; PREUSS, Sebastian. Zeitgeist: arte da nova Berlim. Trad. Jutta Gruetzmacher. Belo Horizonte; Rio de Janeiro: 19 Design, 2015.

LEVI, Primo. É isto um homem. Trad. Luigi del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

LISSOVSKY, Mauricio. Pausas do destino. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.

VERNANT, J. P. L’individu, la mort, l’amour. Paris: Gallimar, 1989.

Downloads

Publicado

2017-11-26

Como Citar

Velasco, F., & Melchior, L. (2017). Tormenta em Mar de Lápides: estética, memória e narração no Monumento aos Judeus Assassinados da Europa. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 11(21), 54–69. https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.54-69