Quando o Kadish é para nossos filhos e para os filhos dos outros: estratégias socioculturais do Sonderkommando em Saul fia/Filho de Saul, de László Nemes
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.106-126Palavras-chave:
Filho de Saul, Kadish, ShoahResumo
Em uma crucial sequência do filme Saul fia/Filho de Saul, 2015, do diretor húngaro László Nemes, acompanhamos, no auge da “Solução Final” na Shoah, um membro do Sonderkommando que é Saul Ausländer (Géza Röhrig) abordando um rabino nos territórios de Auschwitz-Birkenau: “Rabbi: Livre-se dele. Você conhece a reza? Eu rezarei. O nome dele. Não dá para fazer nada além disso. Saul: Não é o suficiente. Você sabe disso. Você sabe!” Saul, nesse contexto, deseja obsessivamente realizar o ritual do Kadish para um garoto, apresentado como seu suposto filho, que morrera recentemente na câmara de gás e deverá ter o corpo cremado como centenas de milhares de pessoas nesses específicos campos de concentração e de extermínio. Tendo esse filme como corpus de estudo, observaremos e analisaremos como uma prática religiosa e cultural é capaz de reestabelecer memórias da tradição judaica em plena Shoah, ressensibilizar sujeitos desumanizados pelos variados e crônicos dispositivos de violências, bem como, e sobretudo, estender essa prática do cuidado e do respeito humano para os demais povos envolvidos pela tragédia.
Downloads
Referências
ARAÚJO, António. Sonderkommando: a morte entranhada na pele. Disponível em: <https://www.publico.pt/2016/02/25/culturaipsilon/noticia/a-zona-cinzenta-1723804>. Acesso em: 28 ago. 2017.
BAUMAN, Zygmunt. A vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Trad. Mauro Gama e Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998a.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1998b.
BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. Trad. João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997.
CHABAD. O cadish. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2017.
CONGREGAÇÃO ISRAELITA PAULISTA. O que é o Kadish? Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2017.
DEE, Ivan R. Eyewitness Auschwitz: Three Years in the Gas Chambers de Filip Müller. Washington DC: Paperback/In association with the United States Holocaust Memorial Museum, 1999.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Um Édipo exagerado. In: ______. Kafka - Para uma literatura menor. Trad. Rafael Godinho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Psicanálise e familiarismo: a sagrada família. In: ______. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Joana Moraes Varela e Manuel Maria Carrilho. Lisboa: Assírio & Alvim, 1972.
FELDMAN, Ilana. O irrepresentável no filme 'Filho de Saul. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2017.
FRIEDMAN, Elizabeth. The anti-archive? Claude Lanzmann’s Shoah and the dilemmas of holocaust representation. English language notes. V. 45. Boulder: University of Colorado, 2007. p. 111-121.
FROMER, Rebecca. The Holocaust Odyssey of Daniel Bennahmias, Sonderkommando. Alabama: University Alabama Press, 2003.
GANJAVIE, Amir. The reality of Death: An Interview with László Nemes about "Son of Saul". Disponível em: <https://mubi.com/notebook/posts/an-interview-with-laszlo-nemes>. Acesso em: 26 ago. 2017.
GILBERT, Martins. The Holocaust. New York: Henry Holt and Company, 1985.
GREIF, Gideon. We Wept Without Tears: Testimonies of the Jewish Sonderkommando from Auschwitz de Gideon Greif. Yale: Yale University Press, 2005.
HESSEL, Marcelo. A representação do horror e a maldição de Forrest Gump. Disponível em: <https://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/o-filho-de-saul/?key=105198>. Acesso em: 26 ago. 2012.
HOLOCAUST Education & Archive Research Team. Sonderkommando Revolt - Auschwitz-Birkenau. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2017.
JUNQUEIRA, Camila. 6 fatos sobre "Filho de Saul", filme estrangeiro vencedor do Oscar 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2017.
LANZMANN, Claude. Shoah. 548’. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013. 1 DVD.
LANZMANN, Claude. Shoah. Vozes e faces do Holocausto. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Brasiliense, 1987.
NEMES, László. Anatomy of a Scene. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2017.
OCAÑA, Javier. O filho de Saul, a um metro do inferno. Disponível em: "https://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/14/cultura/1452782405_801210.html>. Acesso em: 25 ago. 2017.
OGEDA, Alessandra. Saul Fia - So of Saul - o filho de Saul. Disponível em: <https://movienonsense.com/2016/06/02/saul-fia-son-of-saul-o-filho-de-saul/>. Acesso em: 25 ago. 2017.
RIBEIRO, Gustavo Silveira. Toda a orfandade do mundo. Disponível em: <https://espantalhosdesamparados.wordpress.com/2013/10/20/shoah-tempo-arquivocancao-iii/>. Acesso em: 14 set. 2017.
ROCCAS, Ronit. We did the dirty work of the Holocaust: Sonderkommando Auschwitz. Ha'aretz, May 2000.
ROITBLOG. Kadish em português. A oração dos mortos. Disponível em: . Acesso em: 5 ago. 2017.
SANTIAGO, Luiz. O filho de Saul. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2017.
SAUL Fia/Filho de Saul. Direção: László Nemes. Produção: Gábor Rajna e Gábor Sipos. Roteiro: László Nemes e Clafra Royer. Hungria: Films Distribution, 2015. 1 CD-Rom (107 min), color.
SHIELDS, Jacqueline. Concentration Camps: The Sonderkommando. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2017.
SELIGMANN-SILVA, Márcio Seligmann-Silva. O filho de Saul, de László Nemes: um novo mito de Auschwitz? Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG. Belo Horizonte, v. 10, n. 18, maio 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/10634>. Acesso em: 26 ago. 2017.
SPADA, Guilherme. A procura de um Deus no inferno. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2017.
UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM, WASHINGTON, DC. Revoltas nos campos de extermínios. Disponível em: <https://www.ushmm.org/outreach/ptbr/article.php?ModuleId=10007747>. Acesso em: 26 ago. 2017.
VENEZIA, Shlomo. Sonderkommando: no inferno das câmaras de gás. Trad. Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
YESHUA CHAI. A oração do Kadish. Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.