Música e tradição cultural em Sobre os rios que vão, de Maria José de Queiroz

  • Filipe Amaral Rocha de Menezes
Palavras-chave: Maria José de Queiroz, Sefarad, Refranes

Resumo

No romance Sobre os rios que vão, de Maria José de Queiroz, publicado em 1990, destacam-se os vários termos musicais como cravelha, harpejo, afinação, pianissimo. O texto que busca várias referências literárias e bíblicas se ocupa da história de uma família judaica, seus dilemas e embates, num ambiente cultural repleto dos ditados populares sefarditas, os chamados refranes, e o maravilhoso mundo da música erudita e das oficinas de luteria. Em meio aos nomes das famílias de violinos, Amati, Guadagnini e o preciosíssimo Stradivarius, a família Leite, anteriormente Levi, busca na tradição cultural e na música o seu lugar no mundo, a compreensão de seu passado e o desvelo do presente, em meio a brasilidade. Neste artigo buscou-se observar no texto como a música, a musicalidade e a tradição cultural representada pelos ditados populares judaico-sefarditas dos refranes compõem a trama que envolve essa família de imigrantes em busca de sua brasilidade, sem deixar de lado sua herança cultural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIBLIA SHEDD. Editor Russell P. Shedd. Trad. João Ferreira de Almeida. 2 ed. Rev e Atual. São Paulo: Vida Nova, 1997.
CAMÕES, Luís. Lírica. São Paulo: Cultrix, 1988.
CARPEAUX, Otto Maria. Uma nova história da música. 2a edição, revista e aumentada. Rio de Janeiro: Ediouro, 1968.
DÍAZ-MAS, Paloma. La Literatura oral sefardí: balance del pasado y perspectivas de futuro. Boletín de Literatura Oral, v. extr. n. 1, 2017, p. 79-104.
ESTRUGO, Jose M. Los sefardies. La Habana: Editorial Lex, 1958.
FONTES, Márcio Schiefler. Romances e canções sefarditas dos séculos XV a XX traduzidos do judeu-espanhol. Scientia Traductionis, n. 2, UFSC, Florianópolis, 2006.
HIRSCH, Marianne. The generation of postmemory: writing and visual culture after the Holocaust. New York: Columbia University Press, 2012.
QUEIROZ, Maria José de. Sobre os rios que vão. Rio de Janeiro: Atheneu-Cultura, 1990.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Trad. Rosa Freire Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
Publicado
2020-06-03
Como Citar
Menezes, F. A. R. de. (2020). Música e tradição cultural em Sobre os rios que vão, de Maria José de Queiroz. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 14(26), 36-45. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.21713