Escritores sefarditas na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.21726Palavras-chave:
Escrita judaica, Amazônia, Judeus sefarditasResumo
Este artigo trata da escrita judaica na Amazônia. Sultana Levy Rosenblatt, Marcos Serruya, Leão Pacífico Esaguy e Paulo Jacob nasceram na Amazônia e, em suas obras, há registros da cultura judaica e da sua relação com a cultura amazônica. Desse modo, busca-se depreender em que consiste a inscrição judaica, tomando como análise: Uma grande mancha de sol e Barracão, de Sultana Levy Rosenblatt, Um pedaço de lua caía na mata e Chuva branca, de Paulo Jacob, Contos amazonenses e Enxuga as lágrimas e segue o caminho que te determinaste, de Leão Pacífico Esaguy, e Cabelos de fogo e O cabalista, de Marcos Serruya.
Downloads
Referências
BENCHIMOL, Samuel. Eretz Amazônia. Os judeus na Amazônia. Manaus: Valer, 2008.
BENTES, Arão. Chuva branca caía em chãos de Maíconã: a trilogia de Paulo Jacob. Dissertação (mestrado) apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, 2015.
COELHO, Marinilce Oliveira. A arte da lembrança: A literatura de Sultana Levy Rosenblatt na Amazônia. Faces da história, Assis-SP, v.5, n. 2, p. 31-46, jul.-dez., 2018.
ESAGUY, Leão Pacífico. Contos amazonenses. São Paulo: Edição do autor, 1981.
ESAGUY, Leão Pacífico. Enxuga as lágrimas e segue o caminho que te determinaste. São Paulo: Edição do autor, 1999.
FALBEL, Nachman. Judeus no Brasil. Estudos e notas. São Paulo: Humanitas. 2008.
IGEL, Regina. Imigrantes judeus/escritores brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1997.
IGEL, Regina. Os igarapés literários da Amazônia. Amazônia judaica. n. 10, p. 6-11, 2017.
JACOB, Paulo. Chuva branca. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1967.
JACOB, Paulo. Um pedaço de lua caía na mata. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1990.
JACOB, Paulo. Vila rica de Queimadas. Rio de Janeiro: Emebê, 1976.
JOZEF, Bella. O olhar judaico: memória e testemunho. In: LEWIN, H. (Org.). Identidade e cidadania: como se expressa o judaísmo brasileiro. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009. p. 189-197.
LINS, Wagner. A mão e a luva: judeus marroquinos em Israel e na Amazônia; similaridades e diferenças na construção das identidades étnicas. Tese (Doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas) – Universidade de São Paulo, 2010.
MENEZES, Filipe Amaral Rocha de. Um diabo na Amazônia: dois contos de Leão Pacífico Esaguy. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG. Belo Horizonte, v. 5, n. 8, mar. 2011. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/1781. Acesso em: 11 mar. 2020.
ROSENBLATT, Sultana Levy. Como viemos parar na Amazônia. Morashá. Set. 2000. Disponível em: http://www.morasha.com.br/brasil/como-viemos-parar-na-amazonia.html. Acesso em: 05 out. 2018.
ROSENBLATT, Sultana Levy. Barracão. Rio de Janeiro: Editora Leitura S/A, 1963.
ROSENBLATT, Sultana Levy. Papéis. Belém: Grafisa, 1999.
ROSENBLATT, Sultana Levy. Uma grande mancha de sol. Rio de Janeiro: Livraria – Editora da casa do estudante do Brasil, 1951.
SERRUYA, Marcos. Cabelos de fogo. Edição do Autor. Belém, 2010.
SERRUYA, Marcos. O cabalista. Gráfica Universitária. Belém, 2008.
SOUSA, Inglês de. Contos amazônicos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SOUSA, Odenildo Queiroz de. Abguar Bastos e “Terra de Icamiaba”, romance da Amazônia: uma educação para a brasilidade. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, 2016.
VELTMAN, Henrique. Os hebraicos na Amazônia. Mar. 2005 – Disponível em: http://www.comiteisraelitadoamapa.com.br/sc/upload/files/Os_Hebraicos_da_Amazonia.pdf. Acesso em: 27 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.