O tribunal do Santo Ofício nas óperas de Antônio José da Silva, o Judeu

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DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2021.36577

Palavras-chave:

Antônio José da Silva, O Judeu, Inquisição portuguesa, Teatro

Resumo

O dramaturgo luso-brasileiro Antônio José da Silva, mais conhecido pelo apelido, o Judeu, levou aos palcos de Lisboa oito peças cômicas, classificadas como óperas joco-sérias. Nelas, ele dialoga de forma paródica, ora com a mitologia grega, como, por exemplo, em Anfitrião ou Júpiter e Alcmena, Os encantos de Medeia e Labirinto de Creta; ora com narrativas canônicas da Literatura Ocidental, como se lê em A vida do grande Dom Quixote de La Mancha e do gordo Sancho Pança. Vítima da Inquisição portuguesa do século XVIII, o Judeu, por meio de simbologias e metáforas, registrou em seus textos, os excessos do poder monárquico e eclesiástico, durante o reinado do Tribunal do Santo Ofício.

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Biografia do Autor

Kenia Maria de Almeida Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora de Literatura Portuguesa e Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Pereira, K. M. de A. (2021). O tribunal do Santo Ofício nas óperas de Antônio José da Silva, o Judeu. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 15(28), 47–54. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2021.36577