Identidade e testemunho em K. - Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2021.36584Palavras-chave:
Bernardo Kucinski, Ditadura militar brasileira, MemóriaResumo
O romance K. – Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski, publicado em 2014, inicia-se com cartas recebidas pelo narrador direcionadas à sua irmã desaparecida durante a ditadura que governou o Brasil entre 1964 e 1985. Esse episódio resgata e põe em relevo uma memória dolorosa de perdas e irreparáveis danos. O desaparecimento, debitado pelo narrador à ação de agentes policiais ligados ao Estado, assume, desde o início, o tom trágico de um crime não redimido pela ação da Justiça, ao mesmo tempo em que articula o presente da narrativa à história recente do Brasil. Esta comunicação analisa a capacidade da ficção de reescrever, em alguma medida, a história, além disso, espero avaliar a conexão da biografia do escritor com narrador do romance.
Downloads
Referências
GAGNEBIN, Jeane Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
KUCINSKI, Bernardo. K. – Relato de uma busca. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
LEVI, Primo. É isto um homem? Tradução de Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: a questão do testemunho de catástrofes históricas. Psicologia clínica. Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 65-82, 2008.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Testemunho e a política da memória: o tempo depois das catástrofes. Projeto história, n. 30, São Paulo, p. 71-98, 2006.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.