A imagem do estranho na obra de Samuel Rawet
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2021.36586Palavras-chave:
Samuel Rawet, Minoria, RepresentaçãoResumo
A partir da análise da novela Viagens de Ahasverus à terra alheia em busca de um passado que não existe porque é futuro e de um futuro que já passou porque sonhado, de Samuel Rawet, publicada em 1970, esta comunicação abordará a forma com que o escritor – nas palavras de Gilles Deleuze e Felix Guattari, que cunharam a expressão “literatura menor” – representa, em seus escritos, a população hegemônica. Noutras palavras, como a minoria é representada na obra de Rawet. Dessa forma, procuro entender a radicalidade do próprio estranhamento vivenciado por grupos minoritários, em sua manifestação literária.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Felix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977.
KIRSCHBAUM, Saul. A autorrepresentação do judeu mediada pelo olhar do nacional em “Natal sem Cristo” de Samuel Rawet. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 49, p. 219-232, set./dez. 2016.
RAWET, Samuel. Natal sem Cristo. In: RAWET, Samuel. Contos e novelas reunidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 123-129.
RAWET, Samuel. Viagens de Ahasverus à terra alheia em busca de um passado que não existe porque é futuro e de um futuro que já passou porque sonhado. In: RAWET, Samuel. Contos e novelas reunidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 449-477.
VERÍSSIMO, Erico. O tempo e o vento. Rio de Janeiro; Porto Alegre; São Paulo: Editora Globo, 1955.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.