A visita de D. Pedro II à Terra Santa nos jornais da época, 1876-1891
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2021.36806Palavras-chave:
D. Pedro II, Brasil, Terra SantaResumo
Em 6 de dezembro de 1876, Sua Majestade D. Pedro II embarcava no navio Áquila Imperial, encerrando uma inesquecível viagem de vinte e quatro dias pela Terra Santa, uma verdadeira peregrinação pelos lugares mais sagrados da cristandade. A saudade, fruto da distância; batia forte e os duzentos membros da comitiva brasileira já pensavam no retorno a seus respectivos lares. Este artigo investiga os relatos da viagem e seu impacto sobre o imperador brasileiro.
Downloads
Referências
FAINGOLD, Reuven. D. Pedro II na Terra Santa: Diário de Viagem –1876. Editora & Livraria Sêfer, 1999.
HÁ-MAGID (O Narrador). Prússia, Berlim, Cracóvia, 1856.
HÁ-TZEFIRAH (A Aurora). Varsóvia, 1862.
JEWISH CHRONICLE. Londres, dezembro de 1891.
LIPINER, Elias. Faleceu um dos grandes justos entre as nações: o primeiro entre dez mil. D. O. Leitura 110, São Paulo, p. 12-13, 10 jul. 1991.
SHAARÊ TZION (Portas de Sion). 15 dez. 1876.
SOFFER, Oren. There is No Place for Pilpul. Hazefirah Journal and the Modernization of Socio-political Discourse (hebrew). Mossad Bialik & The Center for the Study of Polish Jewry at The Hebrew University of Jerusalem, [s. d.].
SOFFER, Oren. Antisemitism, Statistics, and the Scientization of Hebrew Political Discourse: The Case Study of Ha-Tsefirah. Jewish Social Studies: History, Culture, and Society, v. 10, n. 2, p. 55-79 winter 2004.
SOKOLOW, Florian. My Father Nahum Sokolow. Tradução do ídiche de Naftali Zilberberg. Tel Aviv: [ s. n.], 1972.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.