Primo Levi
o articulador de memórias
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2022.39014Palavras-chave:
Primo Levi, Memória, AuschwitzResumo
O presente artigo estabelece os passos poéticos e estéticos da articulação da memória na obra “É isto um homem?”, do autor italiano Primo Levi. Na obra, Levi procura estabelecer caminhos mnemônicos para, através da recordação de seu período como preso do campo de concentração em Auschwitz, denunciar as atrocidades da fábrica de extermínio alemã contra judeus, na Segunda Guerra Mundial, através da eternização do seu testemunho em uma obra poética. Através de sua indignação ante ao horror, Levi narra a engenharia da morte nazista, para mostrar que o Holocausto foi um complexo sistema de execução humana por meio de um processo minucioso de desumanização e de desconstrução de todo e qualquer traço de dignidade dos presos nos campos de concentração.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
AGOSTINHO, Aurélio (Santo Agostinho). Confissões. Tradução J. Oliveira Santos, S.J. e A, Ambrósio de Pina, S.J. São Paulo: Editora Nova Cultural (Coleção Os Pensadores), 2004.
ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. São Paulo: Perspectiva, 2011.
GAGNEBIN, Jeanne Marie, Lembrar escrever esquecer, São Paulo: Editora 34, 2006.
LEVI, Primo. É isto um homem?. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra 2020.
RICOEUR, Paulo. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.