Halikha le Keisarya, poesia de Hannah Senesh

dados biográficos, contexto histórico, análise e apresentação de obra musical inédita composta sobre o poema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2023.47667

Palavras-chave:

Caminhada a Cesareia, Hannah Senesh, Edição de partitura

Resumo

Este estudo aborda o poema הליכהלקיסריהHalikhaL e Keisarya (Caminhada a Cesareia) de Hannah Senesh (1921-1944), poetisa judia nascida na Hungria, cuja vida foi ceifada em 1944, aos 23 anos, por fuzilamento, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua obra, após o fim dessa guerra, recebeu o olhar da crítica especializada, que revelou ao mundo seus diários, poesias e cartas. Especialmente para a apresentação deste artigo, pela expressividade do texto poético de Caminhada a Cesareia, foi concebida uma canção estruturada sobre a escala musical judaica, utilizada historicamente em orações musicadas pelos filhos de Israel. Como metodologia, os autores se valeram de informações sobre a poetisa, disponíveis em livros e sites da internet, especialmente a publicação em português do livro Hannah Senesh – diários, poesias e cartas (2011), organizado por Frida Milgrom (1959), bem como o Dicionário Grove de Música (1994), o livro Expressão e Comunicação na Linguagem da Música (1989) de Sergio Magnani (1914-2001) e a obra de Bohumil Med (1939),Teoria da Música (1996). Assim, dados sobre Hannah Senesh, sobre a canção de câmara como fator histórico no desenvolvimento social do contexto no qual esse gênero é composto, sobre a criação e organização estrutural de uma canção concebida para a realização deste estudo constituem o corpus deste artigo. Completam o texto a apresentação da partitura da referida canção, concebida a partir da escala judaica, juntamente com sua performance, cujo acesso é possível por meio de QR Code. O objetivo principal deste estudo é a valorização do nome e da obra de Hanna Senesh, que continua a inspirar, mesmo após sua morte, o respeito por sua obra, incluindo a criação de obras musicais baseadas em sua poesia, chancelando, assim, a importância de sua produção literária como veículo emocional para as gerações posteriores ao tempo em que viveu.

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Biografia do Autor

Mauro Chantal, Universidade Federal de Minas Gerais

O compositor Mauro Chantal é Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, onde desenvolveu pesquisa sobre a vida e a obra de Arthur Ibêre de Lemos, tendo sido orientado pela Profa. Dra. Adriana Giarola Kayama. Atua como docente na Escola de Música da UFMG nas áreas de canto e técnica vocal, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, além de integrar o projeto de pesquisa Resgate da Canção Brasileira (UFMG). Em 2023 criou a Revista de Música Vocal Erudita Brasileira, periódico dedicado a estudos sobre a canção de câmara, a ópera e obras corais nacionais.

Melina de Lima Peixoto, Universidade Federal de Minas Gerais

Melina Peixoto é Doutora em Performance Musical (UFMG) e tem se destacado em produções sinfônicas e operísticas como Requiem e Die Zauberflöte de W. A. Mozart, e La Bohème de G. Puccini, A Menina das Nuvens de H. Villa-Lobos, Fantasia Coral de L. van Beethoven, Carmina Burana de Carl Orff e La Serva Padrona de G. Pergolesi. Participou das estreias mundias das ópera Viramundo, Viraflor de Antônio Celso Ribeiro e Isolda/Tristão de Clarice Assad, essa última no Theatro Municipal de São Paulo. Membro fundadora do Quarteto Vocal Puc Minas, é cantora efetiva do Coral Lírico de Minas Gerais, no Palácio das Artes.

Vitor Dutra, Université de Montréal – UdeM Quebec, Canadá

Bacharel em M´´usica, com habilitação em Violino, pela UFMG. Mestre em Música, com habilitação em Violino, pela Université de Montréal – UdeM. Foi docente na Universidade do Estado de Minas Gerais. Integra, atualmente, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra do SESIMINAS e leciona violino no Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart, do Palácio das Artes. É doutorando no PPG MUS da UFMG, sob orientação do professor Mauro Chantal.

 

Referências

DICIONÁRIO Grove de música. Edição concisa/editado por Stanley Sadie. Tradução de Eduardo F. Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

MENDELS, Doron. On Memory: An Interdisciplinary Approach. Germany: Peter Lang, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Memory.html?id=7Ip9AAAAMAAJ&redir_esc=y. Acesso em: 10 jul. 2023.

MED, Bohumil. Teoria da Música. 5ª Ed. Brasília: MusiMed Editora, 2017.

MAGNANI, Sergio. Expressão e comunicação na linguagem da música. 2ªedição revisada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

MILGROM, Frida. Hannah Senesh – Diários, poesias, cartas. São Paulo: Tordesilhas, 2011.

MONMANY, Mercedes. Ya sabes que volveré: Tres grandes escritoras asesinadas en Auschwitz: Irène Némirovsky, Gertrud Kolmar y Etty Hillesum. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2017.

Sites de internet

https://www.biography.com/writer/emma-lazarus. Acesso em: 10 jul. 2023.

https://www.artchive.com/artwork/the-violinist-1911-14-by-marc-chagall/. Acesso em: 9 jun. 2023.

https://www.wikiart.org/en/marc-chagall/the-blue-fiddler-1947. Acesso em: 9 jun. 2023.

Partituras

CHANTAL, Mauro. HALIKHA LEKEISARYA. Canto, violino e piano. 1 partitura.

Vídeo

CHANTAL, Mauro. HALIKHA LEKEISARYA. YouTube, 8, dez. 2023.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Chantal, M., Peixoto, M. de L., & Dutra, V. (2024). Halikha le Keisarya, poesia de Hannah Senesh: dados biográficos, contexto histórico, análise e apresentação de obra musical inédita composta sobre o poema. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 18(34), 237–252. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2023.47667