A palavra como sobrevivência em Anne Frank
um caminho para simbolização
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2023.48263Palavras-chave:
Anne Frank., Palavra, SimbolizaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar o estatuto da palavra na vida e obra de Anne Frank, refletindo também sobre os fatores que possivelmente culminaram na importância da escrita para a jovem. Partindo da representação das palavras na vida da escritora, inicialmente no sentido geral e, posteriormente considerando as condições as quais a família Frank foi submetida e a centralidade do diário em um período significativo da vida de Anne. Assim, busca-se examinar brevemente o lugar das palavras para a garota segundo os pontos de vista histórico, religioso e psicológico, e como as palavras a acompanharam para registro de sua realidade, mas de certa maneira dando também um tipo de tratamento a ela, no sentido de mediação com seu entorno em favor do processo de simbolização e integração do Eu.
Downloads
Referências
CRÜSEMAANN, Frank. Moises como instituição? A forma de organização do direito israelita. In:____. A Torá: Teologia e história social da lei do Antigo Testamento. Traducão de Haroldo Reimer, 4ª edição. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 93-158.
FIGUEIREDO, Luis Cláudio. A metapsicologia do cuidado, Psyche, São Paulo, ano 11, n. 21, p. 13-30, 2007.
FRANK, Otto; PRESSLER, Mirjam. O diário de Anne Frank. Tradução de Alves Calado, 2ª edição. Rio de Janeiro: Record, 1996.
ROUSSILLON, René. As necessidades do Eu. In:____. Manual da prática clínica em psicologia e psicopatologia. Tradução de Paulo Sérgio de Souza. São Paulo: Blucher, 2019. p. 197-210.
SARLO, Beatriz. Crítica do testemunho: sujeito e experiência: narração da experiência. In:____. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, Belo Horizonte: UFMG, 2007. p. 23-44.
WINNICOTT, Donald. O lugar em que vivemos. In:____. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975. p. 165-174.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.