Tessituras da identidade judaica na narrativa de Elisa Lispector

Autores

  • Patrícia Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2023.49055

Palavras-chave:

Elisa Lispector, Tradição judaica, No exílio

Resumo

A análise da ficção de Elisa Lispector é um espaço para problematizar a condição das mulheres na sociedade, destacando seu testemunho enquanto escritora judia. O romance No Exílio (1948) a autora oferece uma significativa contribuição literária ao registrar a saga da família Lispector durante o exílio na Europa. Ao atravessar o continente, enfrentando perseguições de cossacos e inimigos judeus, a narrativa descreve as dificuldades enfrentadas pela comunidade judaica em busca do direito fundamental de viver. O estilo direto da obra, desprovido de desvios literários e recursos vocabulares excessivos, evidencia a luta dessa comunidade pela valorização desse direito essencial. A protagonista do romance, filha mais velha de uma família judia, explora, por meio da memória, o passado de agonia e aflição durante a jornada do país de origem para uma nova terra. Nesse sentido, o presento estudo tem o objetivo de analisar como a identidade judaica da autora aparece no livro no exílio, por meio da voz autoral. A identidade judaica, como abordada no romance e no contexto mais amplo, é entendida como uma interseção complexa entre elementos religiosos, culturais e históricos. Os preceitos judaicos, baseados na Torá, fornecem um arcabouço ético e espiritual, orientando a vida dos judeus em rituais de oração, celebrações festivas, práticas alimentares e normas éticas. Esses preceitos não apenas orientam a conduta individual, mas também fortalecem a coesão comunitária, transmitindo a identidade judaica ao longo das gerações. A observância das práticas religiosas, rituais familiares e a ligação profunda com a comunidade judaica global são meios essenciais de manutenção e transmissão dessa identidade rica e distintiva ao longo do tempo. Quanto aos aspectos metodológicos, será feita a análise textual do corpus escolhido, a partir da revisão bibliográfica. Para essa investigação, recorreremos à algumas reflexões críticas e teóricas de autores como Geertz (1989), Yerushalmi (1989), Amós Oz e Fania Oz-Salzberger(2015), dentre outros. Este estudo busca assim contribuir para uma compreensão mais aprofundada da literatura judaica e da identidade judaica na obra de Elisa Lispector.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Sandra Regina Goulart. A nova diáspora e a literatura de autoria feminina contemporânea. In: CAVALCANTI, Ildney; LIMA, Ana Cecília; SCHNEIDER, Liane (Org.). Da mulher às mulheres: dialogando sobre literatura, gênero e identidades. Maceió: EDUFAL, 2006.

OZ, Amós, OZ-SALZBERGER, Fania. Os judeus e as palavras. Tradução de George Schlesinger. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1989.

GOLBERG, D.J. & RAYNER, J. Os judeus e o Judaísmo. Rio de Janeiro: Xenon Ed, 1989.

LISPECTOR, Elisa. No exílio. Editora A noite: 2005.

YERUSHALMI, Y.H. Zakhor.História Judaica e Memória Judaica. Rio de Janeiro: Ed.Imago. 1992.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Silva, P. L. da. (2023). Tessituras da identidade judaica na narrativa de Elisa Lispector. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 17(33). https://doi.org/10.35699/1982-3053.2023.49055