Entre história e mito
o desafio interpretativo e sombrio do pensamento sobrenatural
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.58401Palavras-chave:
História, Memória, Pensamento sobrenaturalResumo
Os monstros de Hitler: uma história sobrenatural do Terceiro Reich, de Eric Kurlander, propõe uma abordagem original e instigante sobre o regime nazista, ao investigar as conexões entre o ocultismo, o esoterismo e o pensamento mágico nas políticas e práticas do Terceiro Reich. Longe de restringir sua análise à explicação convencional dos aspectos ideológicos do nazismo – comumente associados ao racismo científico, ao autoritarismo e ao expansionismo –, Kurlander examina como o imaginário ocultista e sobrenatural permeou o aparato simbólico e algumas ações concretas do regime de Adolf Hitler. O autor revela como o regime nazista se apropriou de tradições esotéricas, pseudociências e mitologias arcaicas para fundamentar um projeto de poder que se apresentava como “científico”, mas que, em seu núcleo, era atravessado por crenças místicas e irracionais.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
KURLANDER, Eric. Os monstros de Hitler: Uma história sobrenatural do Terceiro Reich. Trad. De Gisele Eberspacher. Rio de Janeiro: Zahar, 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor cede os direitos autorais à revista Arquivo Maaravi. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico estão sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.



