Educação e Cultura Judaica na Ucrânia
A Ação Soviética e as Estratégias de Resistência pelo ensino
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.58468Palavras-chave:
Educação, Instituições judaicas, União Soviético, UcrâniaResumo
A educação, desde os primórdios da pedagogia, foi vista como um instrumento de formação moral e espiritual. Pensadores como Comenius, Rousseau e Pestalozzi abordaram a educação como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano, unindo aspectos intelectuais e espirituais. Comenius acreditava que a educação era essencial para a integralidade do ser, sendo influenciada pela religião e moralidade. Rousseau e Pestalozzi também destacaram a importância de respeitar a identidade religiosa e a formação do indivíduo dentro de uma sociedade equilibrada. Este estudo visa analisar o impacto da repressão soviética nas instituições educacionais judaicas na Ucrânia durante as décadas de 1920 e 1930, buscando entender como as políticas educacionais soviéticas moldaram a educação e afetaram a identidade religiosa e cultural da comunidade judaica. O foco está nas estratégias de resistência adotadas por essa comunidade contra a erradicação de suas práticas educacionais e culturais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e historiográfica, utilizando a dialética hegeliana para analisar fontes primárias e secundárias. O estudo busca estabelecer contrapontos críticos entre as interpretações históricas e ideológicas, explorando os efeitos das políticas educacionais soviéticas sobre a educação judaica na Ucrânia. A repressão soviética às instituições educacionais judaicas visou não apenas erradicar a educação religiosa, mas também desestruturar a identidade cultural e espiritual da comunidade judaica. As Yeshivot e Cheders foram fechadas, e muitos educadores foram perseguidos. Apesar disso, práticas de resistência cultural e educativa clandestina garantiram a preservação da identidade judaica, demonstrando como a educação pode ser tanto uma ferramenta de dominação quanto de resistência.
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