Réus do Brasil
cristãos-novos e crimes além do judaísmo - atuação do Tribunal da Inquisição no século XVI
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.59289Palavras-chave:
Inquisição, Brasil Colônia, ComércioResumo
Ainda não conhecemos todos os prisioneiros que a Inquisição prendeu no Brasil e os desfechos de seus processos, apesar do muito que se tem escrito sobre o Santo Ofício nos últimos anos. Há hereges célebres, mas há muitos personagens que passaram por trágicas experiências no Tribunal e que ainda não receberam a mesma atenção. Além dos delitos relacionados ao judaísmo, os regimentos da Inquisição apontavam como crimes as blasfêmias, desvios no comportamento sexual, ou os assim considerados, além de bigamia e solicitação. Dentro do universo da documentação Inquisitorial, podemos nos debruçar sobre a história e o destino de centenas de pessoas e para esse trabalho, escolhi um filtro além da questão judaica e apresento a história reconstruída de seis pessoas: o “poeta” Bartolomeu Fragoso, o ourives Ruy Gomes, dois comerciantes portugueses aqui residentes, André Pedro e Antonio Carlos e os irmãos Afonso e Rodrigo Fidalgo.
Downloads
Referências
ELEUTÉRIO, Victor Luís. Inquisição amordaça o primeiro poeta do Brasil. Notícias Magazine, Suplemento Dominical do Diário de Notícias de Lisboa, 5 jul. 1992.
ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA. Edição brasileira. Vários tradutores. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 2020.
PROCESSO de Afonso Fidalgo, 11743. Microfilme 7509. Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo. Lisboa.
PROCESSO de André Pedro 1061. Instituto Nacional de Arquivos Torre do Tombo. Lisboa.
PROCESSO de Bartolomeu Fragoso. 10423. Instituto Nacional de Arquivos Torre do Tombo. Lisboa.
PROCESSO de Rodrigo Fidalgo. 12 223 Inquisição de Lisboa, maço 1035. Microfilme 6889P. Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo. Lisboa.
PROCESSO de Rui Gomes, 1971. Instituto Nacional de Arquivos Torre do Tombo. Lisboa.
RIBEIRO, Eneida Beraldi. Bento Teixeira e a Inquisição: um testemunho do pensamento colonial. São Paulo: Maaynot, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor cede os direitos autorais à revista Arquivo Maaravi. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico estão sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.



