A presença do judeu em Contos Amazônicos, de Inglês de Sousa
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.8.15.35-56Palavras-chave:
Inglês de Sousa, Antissemitismo, LendaResumo
Este artigo analisará a relação entre o personagem judeu e a lenda do boto, presente no conto “O baile do judeu”, inserido em Contos amazônicos, de Inglês de Sousa. A princípio, são trazidas informações sobre a vida e obra do autor, além de uma pesquisa da recepção especializada acerca de sua carreira literária. Em seguida, as atenções são voltadas para os elementos principais da análise, o judeu, que consiste na apresentação da história do povo semita desde sua origem, passando pelo período de migração para a Amazônia, até os dias de hoje, abordando o antissemitismo, costumes e o imaginário construído sobre esses imigrantes. Seguindo com uma breve abordagem sobre o imaginário amazônico voltado para a lenda do boto. Como última etapa deste trabalho, traz-se a análise do conto “O baile do judeu”, atentando para o imaginário amazônico, imaginário a cerca dos judeus e o antissemitismo presente na narrativa.
Downloads
Referências
ATHIAS, Ruth. Judeus em Alenquer. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em História na Universidade Federal do Pará, 2004.
BARRETO, Mauro V. O Romance da vida amazônica: uma leitura socioantropológica da obra de Inglês de Sousa. São Paulo: Letras à margem, 2003.
BENCHIMOL, Samuel. Eretz Amazônia – os judeus na Amazônia. Revista Manaus: Editora Valer, 2008.
CORRÊA, Oscar Dias. O ficcionista Inglês de Sousa. Conferência Proferida na Academia Brasileira de Letras, a 29 de abril de 2003, durante o ciclo Fundadores da ABL.
CORRÊA, Paulo Maués. As narrativas orais populares da Amazônia paraense e o Contos amazônicos, de Inglês de Sousa: a interface. In: BRITO, Célia (Org.). Cadernos de estudos linguísticos e literários. Belém: UFPA, 2000. p. 7-13.
CORRÊA, Paulo Maués. Inglês de Sousa em todas as letras. Belém: Paka-tatu, 2004.
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. São Paulo: Global. 1997.
D’ONOFRIO, Salvatore. Literatura ocidental: autores e obras fundamentais. São Paulo: Editora Ática, 2004.
DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA. Trad. Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
ERETZ Amazônia. Documentário. Direção: Alan Rodrigues. Assessoria de Wagner Lins. 2006.
FIGUEIRA, Lauro Roberto. A rapsódia de os Contos Amazônicos: da matriz oral à literatura erudita. MOARA: Revista do Curso de Pós-Graduação em Letras da UFPA, Belém, n. 33, p. 105-130, jan.-jul. 2010.
FIGUEIRA, Lauro Roberto. Acauã: fantástico e realismo maravilhoso no naturalista Inglês de Sousa. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária). Belém, Universidade Federal do Pará, 1998.
HELENO, Luis Montoril. Entre o rio e a floresta, a alteridade acéfala. MOARA: Revista do Curso de Pós-Graduação em Letras da UFPA. Belém, n. 16, 2001.
HOLANDA, Silvio. O estatuto da oralidade: da unicidade à multiplicidade. MOARA: Revista do Curso de Pós-Graduação em Letras da UFPA, Belém, n. 05, p. 109-118, abr.-set. 1996.
JOZEF, Bella. Inglês de Sousa: textos escolhidos. Rio de Janeiro: Agir. 1963. (Coleção Nossos Clássicos, 72.).
LEITE, Marcus Vinicius Cavalcante. Cenas da vida amazônica: ensaio sobre a narrativa de Inglês de Sousa. Belém: Unama. 2002.
LINS, Wagner. A mão e a luva. Judeus marroquinos em Israel e na Amazônia: similaridades e diferenças na construção das identidades étnicas. Tese (Doutorado). Programa de Pós Graduação em Língua Hebraica, Cultura e Literatura Judaicas – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2010.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995.
MARTINS, Matheus; TEIXEIRA, Marcos. Cenas da vida do Amazonas: um estudo dos contos de Inglês de Sousa. Revista de Literatura, Belo Horizonte: Associação Pré-UFMG, 2005.
MOISÉS, Massaud. História da literatura brasileira. v. 3. São Paulo: Cultrix; Editora da Universidade de São Paulo, 1983.
MONTELLO, Josué. A ficção naturalista. In: COUTINHO, Afrânio (Org.). A literatura no Brasil. v. 3. Realismo-Naturalismo-Parnasianismo. Rio de Janeiro: Editorial Sul Americana, 1969.
PEREGRINO JÚNIOR, João. Ciclo nortista. In: COUTINHO, Afrânio. (Org.). A literatura no Brasil. v. 3. Realismo-Naturalismo-Parnasianismo. Rio de Janeiro: Editorial Sul Americana, 1969.
PEREIRA, Lúcia Miguel. História da literatura brasileira: prosa de ficção. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
PÓVOA, Carlos Alberto. Uma abordagem da ambivalência cultural do judeu no espaço do não judeu: a construção do lugar. Espaço e Cultura, Universidade do estado do Rio de Janeiro, n. 28, jul.-dez. 2008.
SALLES, Vicente. Introdução. In: ______. História de um pescador: cenas da vida do Amazonas. Belém: FCPTN; SECULT, 1990.
SANTOS, Zair Henrique. Dalcídio Jurandir: uma leitura do imaginário popular na obra Três casas e um rio. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Letras, Universidade Federal do Pará, 2006.
SIMÕES, Maria do Socorro, GOLDER, Chistophe (Org.). Santarém conta... Belém: CEJUP, 1995.
SIMÕES, Maria do Socorro. Metamorfose e sedução em narrativas orais da Amazônia paraense. In: _______. Revisitando o Marajó: um arquipélago sob a ótica da ciência, educação, cultura e biodiversidade. Belém: EDUFPA, 2005. p. 83-98.
SLATER, Candace. A festa do boto: transformação e desencanto na imaginação amazônica. Trad. Astrid Figueiredo. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura (FUNARTE), 2001.
SODRÉ, Nelson W. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1995.
SOUSA, Inglês de. O cacaulista (Cenas da vida do Amazonas). Belém: UFPA, 1973. (Coleção Amazônica, Série Inglês de Sousa).
SOUSA, Inglês de. Contos amazônicos. São Paulo: Martin Claret, 2005.
SOUSA, Inglês de. Histórias de um pescador. (Cenas da vida do Amazonas). Belém: FCPTN – SECULT, 1990. Série Lendo o Pará.
SOUSA, Inglês de. O missionário. São Paulo: Ática, 1992.
SOUSA, Inglês de. O coronel sangrado (Cenas da vida do Amazonas). Belém: EDUFPA, 2003. (Coleção Amazônia).
VELTMAN, Henrique B. Os hebraicos na Amazônia. Disponível em: <http://www.veltman.qn.com>. Acesso em 20 fev. 2013.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: literatura medieval. Trad. Jerusa Pires. São Paulo: Companhia das letras, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.