Os jovens por eles mesmos

um estudo acerca do fenômeno juvenil na perspectiva de estudantes do Ensino Médio de colégios e unidades sociais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.41915

Palavras-chave:

juventude, adolescência, estudantes, ensino médio

Resumo

Neste estudo, objetivou-se compreender o ser jovem na contemporaneidade a partir da visão de estudantes do Ensino Médio. Foram utilizados dados de uma pesquisa maior, que contou com dez grupos focais com estudantes brasileiros. Utilizou-se Análise Textual Discursiva para avaliação dos achados. Participaram 80 estudantes oriundos de colégios e unidades sociais de uma rede de ensino privada, habitantes de distintas regiões do país. Os resultados demonstraram que, para a amostra pesquisada, ser jovem era vivenciar pressão por desempenho, por desenvolvimento de um futuro profissional e pela mudança da sociedade. Além disso, envolvia desenvolver autoconhecimento, ser crítico e socialmente responsável, enfrentar riscos e desafios e conquistar autonomia. Os resultados foram discutidos a partir de uma fundamentação gestáltica e fenomenológica. As conclusões apontam para a diversidade e potência das experiências juvenis na contemporaneidade e levantam questionamentos sobre os impactos na clínica psicológica.

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo Santos Tessaro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestre em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Gestalt-terapeuta pelo Comunidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia (SC). Pós-graduado em Psicologia Positiva (PUCRS). Pós-graduado em Teologia Pastoral (PUCRS). Pós-graduando em Terapia-Cognitivo-Comportamental (PUCRS). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Metodista IPA (RS). Especialista Técnico do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista.

Patrícia Espíndola de Lima Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Teologia e Mestra em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-graduada em Filosofia e Autoconhecimento (PUCRS). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAPA). Licenciada em Pedagogia (PUCRS). Coordena o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista.

Marcelo Bonhemberger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (UPS). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Professor Adjunto da Escola de Humanidades e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. Pró-Reitor de Identidade Institucional da PUCRS.

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Publicado

2024-01-16

Como Citar

Tessaro, L. G. S., Teixeira, P. E. de L., & Bonhemberger, M. (2024). Os jovens por eles mesmos: um estudo acerca do fenômeno juvenil na perspectiva de estudantes do Ensino Médio de colégios e unidades sociais no Brasil. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 40. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.41915

Edição

Seção

Artigos