Compreendendo um jovem em conflito com a lei e poeta

a questão ética

Autores

  • Roberta Arueira Chaves Universidade Católica do Salvador
  • Elaine Pedreira Rabinovich Universidade Católica do Salvador

Palavras-chave:

adolescente em conflito com a lei, ética, amor

Resumo

Esse estudo se baseia nos poemas por um adolescente em conflito com a lei, escritos durante e após o período de cumprimento da medida sócio-educativa devido a crime de homicídio, até o seu suicídio. O estudo relata o encontro com o jovem, tanto pessoalmente quanto através de seus poemas, cuja temática central é o amor e a solidão face ao des/encontro. O método descreve os passos na busca da compreensão de sua subjetividade. Esta compreensão foi realizada por meio das idéias de Lévinas, trazendo a questão ética para o centro da discussão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Arueira Chaves, Universidade Católica do Salvador

psicóloga, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, cursando atualmente o 3o ano de Direito.

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica do Salvador

psicóloga clínica, com Doutorado em Psicologia Social (IPUSP), professora Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador.

Referências

Anced. (2004). Relatório sobre a situação dos direitos da criança e do adolescente no Brasil apresentado para o Comitê de Direitos da Criança da ONU. Retirado em 28/10/2006, de World Wide Web: http:/www.cecria.org.br/direitos/RelatorioANCED-DireitosdasCriançaseAdolescentes-Brasil.pdf .

Assis, S. G. (1999). Traçando caminhos em uma sociedade violenta:a vida de jovens infratores e de seus irmãos não-infratores.Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ.

Bastos, A. C. S. (2008). A impossível transcrição (de tudo fica a poesia). Salvador:[s.n.].

Lévinas, E.(1998).Da existência ao existente(P. A. Simon & L. M. C. Simon, Trad.). (ColeçãoTravessia do Século). Campinas, SP: Papirus. (Original publicado em 1947).

Lévinas, E. (2004). Entre nós: ensaios sobre a alteridade(3ªed.). (P. Pivatto e col., Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.(Original publicado em 1991).

Neves, C. A. C. (2006). Um novo horizonte. Salvador: [s.n.].

Njaine, K. &Minayo, M. C. S. (2002). Análise do discurso da imprensasobre rebeliões de jovens infratores em regime de privação de liberdade. Ciênc. Saúde Coletiva, 7(2), 285-297.

Oliveira, M. B., Assis, S. G. (1999). Os adolescentes infratores do Rio de Janeiro e as instituições que os “ressocializam”:aperpetuação do descaso. Cadernos deSaúde Pública,15(4), 831-844.

Pais, J. M. (2006). Buscas de si: expressividades e identidades juvenis. Em I. M. Almeida &F. Eugenio (Orgs.). Culturas jovens:novos mapas do afeto(pp. 7-21).Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Rey, F. L.G. (2006). Violência: gênese, manipulação e ocultamento social. Em M. J. Spink &P. Spink (Orgs.). Práticas cotidianas e naturalização da desigualdade: uma semana de notícias nos jornais(pp. 17-41). São Paulo: Cortez.

Silva, A. P. S. (1999). O jovem emconflito com a lei na cidade de Ribeirão Preto (SP):1986-1996.Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo,Ribeirão Preto, SP.

Silva, A. P. S. (2003). (Des)continuidades no envolvimento com o crime: construção de identidade narrativa de ex-infratores.São Paulo: ABCCRIM.

Downloads

Publicado

2010-10-26

Como Citar

Chaves, R. A., & Rabinovich, E. P. (2010). Compreendendo um jovem em conflito com a lei e poeta: a questão ética. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 19, 198–209. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6581

Edição

Seção

Artigos