L’antropologia duale come imago Dei

Autores

  • Angela Ales Bello Pontificia Università Lateranense

Palavras-chave:

antropologia dual, feminismo, fenomenologia, Edith Stein

Resumo

Há duas importantes contribuições de Edith Stein para o tema que se pretende tratar: 1) a sua proposta antropológica que sintetiza, de forma brilhante, a análise fenomenológica do ser humano inaugurada por Edmund Husserl e a contribuição da filosofia medieval através da leitura, em particular, dos textos de Agostinho e Tomas de Aquino; 2) sua reflexão pessoal sobre a questão do feminismo, que se difundia em sua época na Alemanha, uma reflexão que leva à sua teorização do que defino como “antropologia dual”. Ao investigar o ser humano masulino e feminino, Stein se coloca em diferentes pontos de vista: psicológico, sociológico, histórico, filosófico e até teológico, o que lhe permite analisar de forma abrangente um fenômeno complexo que envolve os costumes humanos, que incide há milênios na história da humanidade e que continua presente: a submissão do feminino. Ela propõe, ao contrário, a igualdade entre os dois, mesmo na diferença. Pesquisando as origens deste fenômeno do ponto de vista teológico, Edith Stein refere-se às Escrituras da tradição judaico-cristã e relê a contribuição do Gênesis e a ação da Redenção de Jesus Cristo. É uma proposta que deve ser considerada realmente construtiva e, em nosso entendimento, uma das mais importantes no campo dos estudos de gênero; nela se pode encontrar uma crítica convincente a teorias inconsistentes da cultura contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Ales Bello, Pontificia Università Lateranense

Doutora em Filosofia, professora emérita de História da Filosofia na Pontificia Università Lateranense em Roma, Itália. É Presidente do “Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche” - filiado a “The World Phenomenology Institute” (E.U.A.) - e da “Associazione Italiana Edith Stein”. Faz parte do comitê de redação de numerosas revistas internacionais, dentre as quais “Phenomenological Inquiry” (E.U.A). Suas publicações se referem à relação entre fenomenologia alemã e outras correntes do pensamento contemporâneo na perspectiva histórica e teorética. É co-editora da tradução italiana da Obras Completas de Edith Stein.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Ales Bello, A. (2018). L’antropologia duale come imago Dei. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 35, 84–99. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6874

Edição

Seção

Artigos