A formação em história da psicologia na Universidade Federal de Alagoas
limites e possibilidades para um ensino orientado para uma perspectiva crítica
DOI:
https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53523Palabras clave:
historia da psicologia, ensino, historia social da psicologiaResumen
O objetivo deste artigo é descrever a formação em história da psicologia em um curso de graduação em Psicologia considerando ementas, bibliografias recomendadas e planos de ensino referentes a disciplinas relacionadas diretamente à história da psicologia. Por meio da experiência docente e da discussão de quatro Projetos Político-Pedagógicos do Curso (PPC) de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, publicados em 1998, 2006, 2013 e 2023, refletimos sobre limites e possibilidades de modos de se abordar a história da psicologia na graduação. Entendemos que a mudança ocorrida no PPC publicado em 2023, instituindo a disciplina História da Psicologia e a perspectiva da história social da psicologia como orientadora do ensino, diferentemente de uma formação baseada na apresentação de “escolas” e “sistemas teóricos” proposta nos outros PPC, contribui para uma formação crítica e para a ampliação do interesse das e dos estudantes pela história da psicologia.
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