A ação pedagógica de Itard na educação de Victor, o “selvagem de Aveyron”

contribuição à história da psicologia

Authors

  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville
  • Mitsuko Aparecida Makino Antunes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Keywords:

história das ideias psicológicas, práticas pedagógicas, aprendizagem, desenvolvimento, Jean Marc-Gaspard Itard

Abstract

No início do século XIX, Jean Marc-Gaspard Itard, realizou intervenções pedagógicas com um menino encontrado nos bosques do sul da França. Dessas experiências foram redigidos dois relatórios. Tomando-os como base, o objetivo central deste artigo é relatar uma pesquisa histórica, de base documental, que discute as contribuições de Itard sobre as relações entre educação, aprendizagem e desenvolvimento na constituição do homem como ser histórico e cultural. Buscou-se articular três diferentes níveis de análise: o nível interno, que se refere aos conceitos, pressupostos e métodos, relacionados à obra de Itard; a base epistêmico-metodológica adotada pelo autor e a articulação entre seu trabalho e a realidade histórico-social em que viveu. Por meio de sua obra é possível refletir, entre outras questões, sobre a fragilidade e a importância do vínculo entre educando e educador, as concepções do educador que determinam sua prática pedagógica e como a comunicação se faz presente nos processos educativos.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville

psicóloga, mestre e doutora em Educação: Psicologia da Educação. Professora dos cursos de graduação de Psicologia e Pedagogia da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.

Mitsuko Aparecida Makino Antunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

psicóloga, mestre em Filosofia da Educação, doutora em Psicologia Social. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, como docente do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia da Educação.

References

Antunes, M. A. M. (1998). Algumas reflexões acerca dos fundamentos da abordagem social em história da psicologia. Em A. A. Abrantes,N. R. Silva & S. T. F. Martins (Orgs.),Método histórico-social na psicologia social(pp.105-117).Petrópolis, RJ: Vozes.

Bonaterre, P. J. (2004).Notice historique sur le sauvage de l’Aveyron et sur quelques autres individus qu’on a trouvé dans les forêts, à différentes époques. Em T. Gineste,Victor de l’Aveyron Dernier enfant sauvage, premier enfant fou(pp. 180-212). Paris: Hachette Littératures. (Original publicado em 1800).

Condillac, E. de. (1993). Tratado das sensações (D.Bottman, trad.). Campinas, SP: Editora da UNICAMP. (Original publicado em 1754).

Condillac, E. de. (1999). Ensayo sobre el origen de los conocimientos humanos(E.Mazorriaga, trad.). Madri: Editorial Tecnos. (Original publicado em 1746).

Itard, J. M. G. (2000). Da educação de um homem selvagem ou primeiros desenvolvimentos físicos e morais do jovem Selvagem do Aveyron(M.E.Galvão, trad.). Em L. Banks-Leite & I. Galvão (Orgs.), A Educação de um selvagem: As experiências pedagógicas de Jean Itard(pp. 123-178).São Paulo: Cortez. (Original publicado em 1801).

Itard J. M. G. (2000). Relatório feito a sua Excelência o Ministro do Interior, sobre os novos desenvolvimentos e o estado atual do Selvagem do Aveyron(M.E.Galvão, trad.). Em L. Banks-Leite & I. Galvão (Orgs.), A Educação de um selvagem: As experiências pedagógicas de Jean Itard(179-232).São Paulo: Cortez. (Original publicado em 1806).

Itard, J. M. G.(2004).Mémoire sur le mutismeproduit par la lésion des fonctionsintellectuelles. Em T. Gineste,Victor de l’Aveyron Dernier enfant sauvage, premier enfant fou.Paris: Hachette Littératures. (Original publicado em 1802).

Itard,J. M. G. (2004).Vésanies. Em T. Gineste. Victor de l’Aveyron Dernier enfant sauvage, premier enfant fou.Paris: Hachette Littératures. (Original publicado em 1828).

Lane, H. (1986). L’enfant sauvage de l’Aveyron. Paris: Payot.

Sicard, R. A. (1984) Course of Instruction for a congenitally deaf person. Em H. Lane& F. Philip(Orgs.). The deaf experience: Classics in language and education(pp. 81–126).Cambredge: Harvard University Press. (Original publicado em 1798)

Published

2010-04-23

How to Cite

Cordeiro, A. F. M., & Antunes, M. A. M. (2010). A ação pedagógica de Itard na educação de Victor, o “selvagem de Aveyron”: contribuição à história da psicologia. Memorandum: Memory and History in Psychology, 18, 37–49. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6637

Issue

Section

Articles