A ação pedagógica de Itard na educação de Victor, o “selvagem de Aveyron”
contribuição à história da psicologia
Palabras clave:
história das ideias psicológicas, práticas pedagógicas, aprendizagem, desenvolvimento, Jean Marc-Gaspard ItardResumen
No início do século XIX, Jean Marc-Gaspard Itard, realizou intervenções pedagógicas com um menino encontrado nos bosques do sul da França. Dessas experiências foram redigidos dois relatórios. Tomando-os como base, o objetivo central deste artigo é relatar uma pesquisa histórica, de base documental, que discute as contribuições de Itard sobre as relações entre educação, aprendizagem e desenvolvimento na constituição do homem como ser histórico e cultural. Buscou-se articular três diferentes níveis de análise: o nível interno, que se refere aos conceitos, pressupostos e métodos, relacionados à obra de Itard; a base epistêmico-metodológica adotada pelo autor e a articulação entre seu trabalho e a realidade histórico-social em que viveu. Por meio de sua obra é possível refletir, entre outras questões, sobre a fragilidade e a importância do vínculo entre educando e educador, as concepções do educador que determinam sua prática pedagógica e como a comunicação se faz presente nos processos educativos.
Descargas
Citas
Antunes, M. A. M. (1998). Algumas reflexões acerca dos fundamentos da abordagem social em história da psicologia. Em A. A. Abrantes,N. R. Silva & S. T. F. Martins (Orgs.),Método histórico-social na psicologia social(pp.105-117).Petrópolis, RJ: Vozes.
Bonaterre, P. J. (2004).Notice historique sur le sauvage de l’Aveyron et sur quelques autres individus qu’on a trouvé dans les forêts, à différentes époques. Em T. Gineste,Victor de l’Aveyron Dernier enfant sauvage, premier enfant fou(pp. 180-212). Paris: Hachette Littératures. (Original publicado em 1800).
Condillac, E. de. (1993). Tratado das sensações (D.Bottman, trad.). Campinas, SP: Editora da UNICAMP. (Original publicado em 1754).
Condillac, E. de. (1999). Ensayo sobre el origen de los conocimientos humanos(E.Mazorriaga, trad.). Madri: Editorial Tecnos. (Original publicado em 1746).
Itard, J. M. G. (2000). Da educação de um homem selvagem ou primeiros desenvolvimentos físicos e morais do jovem Selvagem do Aveyron(M.E.Galvão, trad.). Em L. Banks-Leite & I. Galvão (Orgs.), A Educação de um selvagem: As experiências pedagógicas de Jean Itard(pp. 123-178).São Paulo: Cortez. (Original publicado em 1801).
Itard J. M. G. (2000). Relatório feito a sua Excelência o Ministro do Interior, sobre os novos desenvolvimentos e o estado atual do Selvagem do Aveyron(M.E.Galvão, trad.). Em L. Banks-Leite & I. Galvão (Orgs.), A Educação de um selvagem: As experiências pedagógicas de Jean Itard(179-232).São Paulo: Cortez. (Original publicado em 1806).
Itard, J. M. G.(2004).Mémoire sur le mutismeproduit par la lésion des fonctionsintellectuelles. Em T. Gineste,Victor de l’Aveyron Dernier enfant sauvage, premier enfant fou.Paris: Hachette Littératures. (Original publicado em 1802).
Itard,J. M. G. (2004).Vésanies. Em T. Gineste. Victor de l’Aveyron Dernier enfant sauvage, premier enfant fou.Paris: Hachette Littératures. (Original publicado em 1828).
Lane, H. (1986). L’enfant sauvage de l’Aveyron. Paris: Payot.
Sicard, R. A. (1984) Course of Instruction for a congenitally deaf person. Em H. Lane& F. Philip(Orgs.). The deaf experience: Classics in language and education(pp. 81–126).Cambredge: Harvard University Press. (Original publicado em 1798)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.