A construção do legado de Lev Vigotski
a necessidade de discussões históricas
Keywords:
Lev Semenovich Vigotski, psicologia histórico-cultural, história e epistemologia da PsicologiaAbstract
Este trabalho tem por objetivo o estabelecimento de diretrizes para a pesquisa atual em Psicologia Histórico-Cultural por meio de uma breve revisão da trajetória percorrida por Lev Semionovich Vigotski. Considerando as implicações advindas dos períodos históricos prévio e posterior à revolução socialista, assim como os impactos provenientes de diversas vertentes da psicologia do seu tempo, sustenta-se que o incremento de abordagens históricas do processo de construção da obra do autor bielo-russo pode competir para o incremento da compreensão atual do seu pensamento, além de auxiliar no desenvolvimento de aplicações mais alinhadas com os significados originais da produção intelectual Vigotskiana.
Downloads
References
Aires, J. M. Q. (2006). A abordagem sócio-histórica na psicoterapia com adultos.Psicologia para America Latina, 5. Retirado em 12/03/2009, daWorld Wide Web http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2006000100009&lng=es&nrm=
Beatón, G. A. (2005). Un intento de sistematización de los planteamientos esenciales del enfoque histórico-cultural en sus inícios. Psicología: teoria e prática, 7(2), 11-48.
Bezerra, P. ( 2001). Prefácio à edição brasileira. Em L. S. Vigotski.Psicologia da arte(pp. XI-XVIII).São Paulo: Martins Fontes (Original de 1925)
Blanck, G.(1996). Vygotsky: o homem e a sua casa. Em L. C. Moll. Vygotsky e a educação (F. A. Tesseler, Trad.; pp. 31-55). Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1990).
Blanck, G. (2003). Prefácio. Em L. S. Vigotski.Psicologia pedagógica(pp. 15-32).(C. Shilling, Trad.). Porto Alegre: Artmed. (Original publicado em 1926).
Brožek, J. (2003). Psicologia soviética. Em M. H. Marx & W. A. Hillix(Org.).Sistemas e teorias em psicologia (pp. 655-687)(A. Cabral, Trad.). São Paulo: Cultrix. (Original publicado em 1963)
Delari Junior, A. (2000). Consciência e linguagem em Vigotski: aproximações ao debate sobre a subjetividade.Dissertação de Mestrado não-publicada, Programa de Pós-Graduação em Educação, Unicamp, Campinas.
Duarte, N. (2004). Vigotskie o aprender a aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria Vigotskiana.Campinas, SP: Autores Associados.
Freitas, M. T. A. (2004). O pensamento de Vygotsky nas reuniões da Anped (1998-2003).Educação e pesquisa, 30(1), 109-135.
Foucault, M. (1995).Arqueologia do saber(L. F. B. Neves, Trad.).Rio de Janeiro: Forense. (Original publicado em 1969).
Foucault, M. (2000).Um diálogo sobre os prazeres do sexo: Freud, Nietzsche e Marx.Em M. Foucault.Theatrum Philosoficum(pp. 47-62).São Paulo: Landy.
Góes, M. C. R. (2000). A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, 50,09-25.
Gomes, M. F. C. (2002). Relações entre desenvolvimento e aprendizagem: conseqüências na sala de aula. Presença pedagógica, 45(8), 35-49.
Kozulin, A. (1999). Vygotsky ́s psychology: abiography of ideas.New York: Harvard University Press.
Moll, L. C. (1996). Introdução. Em L. C. Moll, Vygotsky e a educação (pp. 03-27).(F. A. Tesseler, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1990).
Peres, R. C. N. C. (2004). O lúdico no desenvolvimento da criança com paralisia cerebral espástica. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano, 14(3), 37-49.
Sebastiani, R. W. (2004). O adolescente em situação de risco social: uma intervenção para promoção da saúde.Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Silva, D. L. (2005). Piaget, Vigotsky, Wallon: aconstrução da psicologia da educação na perspectiva escolanovista: aproximações. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff,18, 73-86.
Sirgado, A. P. (2000). O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e sociedade,21(71), 45-78.
Toassa, G. (2006). O conceito de consciência em Vigotski. Psicologia USP, 17(2), 59-83.
Van Der Veer, R. V. D. (2007). Vygotsky in context: 1900-1935. Em H. Daniels,M. Cole & J. V. Wertsch.The Cambridge Companion to Vygotsky (pp. 21-49). New York: Cambridge University Press.
Van Der Veer, R. V. D. & Valsiner, J. (2001). Vygotsky: uma síntese(C. C. Bart,Trad.). São Paulo: Loyola. (Original publicado em 1991).
Vigotski, L. S. (2005). Pensamento e linguagem(Jeferson Luiz Camargo, Trad.).São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1934).
Vygotsky, L. S. (1989). A formação social da mente: odesenvolvimento dos processos psicológicos superiores(M. Cole;J. Cipolla Neto,L. S. M. Barreto & S. C Afeche, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.
Vigotski, L. S. (1991). El significado histórico de la crisis de la psicología:una investigación metodológica. Em L. S. Vigotski.Obras escogidas(Tomo 1, pp. 259-413). Madrid: Visor MEC. (Original publicado em 1927).
Vygotsky, L. S. & Luria, A. R. (1996). Estudos sobre a história do comportamento: omacaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1930).
Vigotski, L. S. (1998a). O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. Em L. S. Vigotski.A formação social da mente(pp. 25-40).São Paulo: Martins Fontes. (Original de 1930).
Vigotski, L. S. (1998b). Problemas de método. Em L. S. Vigotski.A formação social da mente (pp. 77-99). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1930).
Vigotski, L. S. (2000). Manuscrito de 1929.Educação e sociedade, 71, 21-44. (Original publicado em 1929).
Wertheimer, M. (1976). Pequena história da psicologia(L. L. Oliveira, Trad.). São Paulo: Companhia Editora Nacional. (Original publicado em 1970).
Wertsch, J. V. (1996). Apresentação. Em L. S. Vigotski& A. R. Luria.Estudos sobre a história do comportamento: O macaco, o primitivo e a criança(pp. 09-13).Porto Alegre: Artes Médicas.
Zanella, A. V.,Reis, A. C.,Titon, A. P.,Urnau, L. C. & Dassoler, T. R. (2007). Questões de método em textos de Vigotski: Contribuições à pesquisa em psicologia. Psicologia & sociedade, 19(2), 25-33.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works published in the electronic journal Memorandum: Memory and history in Psychology are licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.