Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Contestado e Canudos

algumas reflexões sobre a religiosidade

Autores

  • Eliane Domingues Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Canudos, Contestado, religião, psicanálise

Resumo

Os movimentos sociais no campo, de acordo com Martins (1993), em sua quasetotalidade, são marcados pela religiosidade. Partindo desta premissa, propõe-se neste artigo estabelecer algumas comparações entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Contestado e Canudos. Recorreu-se a um breve levantamento histórico, à sociologia e à psicanálise como referenciais teóricos norteadores das reflexões. Em Marx e Freud as idéias religiosas são identificadas a ilusões. Para Marx, a origem social da ilusão estava nas relações de classe, enquanto a origem subjetiva estava no desconhecimento. Para Freud, a origem da religião está no sentimento de desamparo e impotência humana, e a mesma cultura que produz sofrimento é a que disponibiliza as representações religiosas para aliviá-lo. Estas idéias são discutidas, assim como seus limites para compreensão do papel desempenhado pela religião no MST.

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Biografia do Autor

Eliane Domingues, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e docente da Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia.

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Publicado

2005-04-01

Como Citar

Domingues, E. (2005). Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Contestado e Canudos: algumas reflexões sobre a religiosidade. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 8, 38–51. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6760

Edição

Seção

Artigos