Os estudo médicos no Brasil no século XIX

contribuições à psicologia

Authors

  • Ana Maria Jacó-Vilela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiane Ferreira Esch Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniela Albrecht Marques Coelho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcelo Santos Rezende Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

ensino médico, teses médicas, psicologia no Brasil

Abstract

O texto visa apresentar a história dos estudos médicos no Brasil por se entender, em consonância com vários historiados da psicologia, a relevência do saber médico para a constituição da psicologia no Brasil. Neste sentido, acompanha-se o exercício da profissão médica desde a colônia, a criação das primeiras Faculdades de Medicina e sua produção de teses médicas. Observe-se que estas representam parte relevante das primeiras produções teóricas brasileiras e têm sido pesquisadas por investigadores de origens diversas objetivando a construção da história de suas disciplinas, entre elas a psicologia. Daí decorre a importância da orientação do ensino médico, principalmente no tocante à psiquiatria e à medicina social, conforme se apresenta nessas teses. Dá-se especial relevo às teorias psicológicas mais utilizadas então porque estas serão fundamentais para a constituição do saber psicológico.

 

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Author Biography

Ana Maria Jacó-Vilela, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

pesquisadora do Núcleo Clio-Psyché de Estudos e pesquisas em História da Psicologia do Programa de Pós-Grasuação em Psicologia Social da UERJ e desenvolve atualmente pesquisa sobre a contribuição de católicos e médicos à constituição da psicologia no Brasil

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Published

2004-10-01

How to Cite

Jacó-Vilela, A. M., Esch, C. F., Coelho, D. A. M., & Rezende, M. S. (2004). Os estudo médicos no Brasil no século XIX: contribuições à psicologia. Memorandum: Memory and History in Psychology, 7, 138–150. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6779

Issue

Section

Articles