A participação das(os) psicólogas(os) na criação e revisão do Código de Ética da profissão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.46521

Palabras clave:

história da psicologia, ética profissional, direitos humanos

Resumen

O artigo apresenta a história da criação e revisão do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), com ênfase nas discussões e deliberações tomadas nos Congressos Nacionais da Psicologia (CNP), Fórum de Ética, sessões Plenárias e Assembleias do Sistema Conselhos de Psicologia. Foram incluídos neste resgate histórico novos elementos sobre a origem do Código e sobre o contexto sócio-político vivenciado pelo país e pela profissão à época de cada revisão. Informações advindas de artigos disponíveis em bases de dados científicas, publicações e documentos internos dos Conselhos, indicam que o texto do Código se tornou mais generalista do que as versões anteriores, passível de aplicação em contextos variados de atuação, e que a escuta das(os) psicólogas(os) foi importante para suas modificações ao longo do tempo.

Biografía del autor/a

  • Angelo Horst, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    É graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UniDomBosco. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Psicólogo clínico e empregado público do Conselho Regional de Psicologia – Paraná.

  • Bruno Angelo Strapasson, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná e pesquisador com ênfase nas áreas de história e teoria do Behaviorismo e de Análise do Comportamento.

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Publicado

2024-11-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A participação das(os) psicólogas(os) na criação e revisão do Código de Ética da profissão. (2024). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 41, e46521. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.46521