Psicologia dialógica

Inovações a partir da noção Bakthtiniana da Exotopia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.41492

Palabras clave:

psicologia dialógica, exotopia, Bakhtin

Resumen

O objetivo deste artigo é propor uma relação teórica entre o conceito da exotopia bakhtinana e a posições de Eu. A Teoria do self dialógico concebe a mente como uma multiplicidade dinâmica de posições de Eu relativamente autônomas fundamentada, especialmente, na filosofia dialógica de Michael Bakhtin e na teoria do self de William James. Cada posição de Eu, na minissociedade da mente, tem a capacidade de “ver além” do que qualquer outra poderia, pois, no tempo-espaço, cada posição de Eu pode ocupar um lugar que é único. A exotopia pressupõe a extralocalização dessas posições de Eu, umas diante das outras, o que estabelece a viabilidade das interações dialógicas. É essa exotopia que conduz à nossa possibilidade de responder a uma outra voz interna ou externa. Essa condição espacial caracteriza toda relação intra ou heterodialógica, assim como a possibilidade de aparecimento de novidade de significados no self. Um caso empírico de um adolescente é apresentado para ilustrar o nascimento de nova posição de Eu no processo de escolarização a partir do aumento da exotopia no self.

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Biografía del autor/a

Ramon Gomes, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento (UFBA-2018). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFBA-2014). Pesquisador visitante na Universidade de Aalborg na Dinamarca (2016). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, onde atua com adolescentes e jovens. Interessa-se por estudos voltados para a juventude, família, cultura e constituição do self educacional. Participa do diretório de pesquisa do CNPq Núcleo de Estudos sobre Transições Desenvolvimentais e Processos Educacionais e na linha de pesquisa intitulada Investigações em Psicologia Cultural acerca de Família, Escola e Comunidade, coordenada pela Profa. Maria Virginia Machado Dazzani. É autor do projeto de pesquisa: Transição Escolar para o Ensino Médio: elaboração de programa de intervenção, bem como do projeto atual "Grupos Psicoeducativos de Adolescentes: promoção de saúde mental no contexto escolar".

Maria Virgínia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia

É professora associada IV do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), ambos com bolsa CAPES. Realizou no período de 2002-2003 estágio de pesquisa com bolsa sanduíche (CAPES) na Purdue University (Indiana, Estados Unidos). Realizou estágio pós-doutoral na Clark University, Estados Unidos (CAPES/2009-2010 e CNPq/2015-2016), sob a orientação do Prof. Dr. Jaan Valsiner e Michael Bamberg, respectivamente. Realizou Missão de Trabalho no Exterior (PRINT/CAPES/UFBA) no GRIS (Research Group on Social Interaction/ Psychology Lab.) na Università degli Studi di Salerno (Itália), no período de julho a agosto de 2019. Atualmente (2022) é professora visitante na Università degli Studi di Salerno (Itália) através do CAPES PRINT UFBA.

Giuseppina Marsico, Universidade de Salerno

Professora Associada de Psicologia do Desenvolvimento e Educação na Universidade de Salerno (Itália), Pesquisadora Associada no Centro de Psicologia Cultural da Universidade de Aalborg (Dinamarca), Professora Visitante no Programa de Doutorado em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Brasil) e Professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva da Universidade de Oslo (Noruega). Ela è Presidente da Sociedade Americana de Psicologia-Divisão N. 52 ``Psicologia Internacional'' e é Presidente da Socidade Eurepeia de Appredizaem e Ensino da Psicologia (ESPLAT). É uma pesquisadora com 20 anos de experiência, com uma rede de pesquisa internacional comprovada. É Editora-chefe da série de livros Psicologia Cultural da Educação (Springer), Vozes Latino Americanas -- Psicologia Integrativa e Humanidades (Springer), co-editora da SpringerBriefs Psychology and Cultural Developmental Sciences (em conjunto com Jaan Valsiner) e Annals of Cultural Psychology: Exploring the Frontiers of Mind and Society (InfoAge Publishing, N.C., USA, juntamente com Carlos Conejo e Jaan Valsiner). Ela também é co-editora da Human Arenas, Jornal Interdisciplinar de Psicologia, Culture and Meaning e (Springer), Trends of Psychology (Springer) e Journal of Social Action in Counseling and Psychology. É Editora Associada do Cultural & Psychology Journal (Sage), Social Psychology of Education (Springer), e membro do conselho editorial de várias revistas académicas internacionais, (i.e. IPBS (Springer); Culture and Education, Sage).

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Publicado

2023-12-24

Cómo citar

Gomes, R., Dazzani, M. V. M., & Marsico, G. (2023). Psicologia dialógica: Inovações a partir da noção Bakthtiniana da Exotopia. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 40. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.41492

Número

Sección

Artigos