Compensação e deficiência no pensamento de Alfred Adler (1870-1937)

Autores

  • Daniela Leal Faculdade Paulista de Arte
  • Mitsuko Aparecida Makino Antunes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

compensação, deficiência, história da psicologia

Resumo

Por volta do ano de 1907, Alfred Adler descreveu pela primeira vez o conceito de compensação ao expor sua teoria sobre o sentimento de inferioridade. Para ele, o estudo sobre a compensação psíquica foi o ponto de partida para novas questões sobre as relações entre indivíduo, família, sociedade, corpo e alma no âmbito da psicologia individual. No que se refere especificamente à deficiência, pode-se dizer que sua teoria permitiu criar novos caminhos para que fossem superadas as concepções pautadas na perspectiva da insuficiência, para se pensar em uma relação desenvolvimento-aprendizagem mais efetiva. Para tanto, objetiva-se, neste artigo, baseado em pesquisa de cunho histórico, de natureza documental, tendo como principal fonte de dados os escritos de Adler, apoiados por alguns de seus comentadores, apresentar um estudo sobre a teoria adleriana, o conceito de compensação e sua importância para a psicologia da educação, particularmente no que diz respeito à compreensão da deficiência e à intervenção pedagógica.

 

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Biografia do Autor

Daniela Leal, Faculdade Paulista de Arte

mestre e doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente na Faculdade Paulista de Artes no Curso de Formação de Professores e pesquisadora no Núcleo de Estudos em História da Psicologia (NEHPSI) da PUC-SP.

Mitsuko Aparecida Makino Antunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

mestre em Filosofia da Educação e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisadora e docente titular do Programa de Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

Leal, D., & Antunes, M. A. M. (2015). Compensação e deficiência no pensamento de Alfred Adler (1870-1937). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 29, 13–33. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6503

Edição

Seção

Artigos