A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro
Palabras clave:
fenomenologia e educação, Edith Stein, relação escola-comunidade, literatura marginalResumen
A pesquisa relatada teve por objetivo compreender a articulação entre uma escola municipal de ensino fundamental situada na periferia de São Paulo e grupos de jovens que desenvolvem um trabalho de divulgação da cultura local por meio de oficinas de literatura marginal. Foram feitas observações participantes; encontros com gestores, educadores e com o responsável pelas oficinas; e uma entrevista reflexiva com os alunos. O fenômeno da articulação mostrou-se como importante ação educativa à medida que aproximou os alunos da literatura, ajudou-os a tomarem consciência de sua participação na sociedade e a perceberem o conhecimento como ferramenta para transformação social. O jovem responsável pelas oficinas também se transformou ao descobrir-se educador. As mudanças ocorridas no nível individual repercutiram positivamente nas duas comunidades envolvidas no projeto: escola e bairro (coletivos).
Descargas
Citas
Afonso, A. P. (2001). Comunidade de aprendizagem: um modelo para a gestão daaprendizagem. Actas da II Conferência Internacional Challenges 2001,(pp. 427-432). Recuperado em 13 de setembro, 2010, de http://www.nonio.uminho.pt/documentos/actas/actchal2001/048-AnaAfonso427-432.pdf
Ales Bello, A. (2000). A fenomenologia do ser humano: traços de uma filosofia no feminino (A. Angonese, Trad.). Bauru, SP: Edusc. (Original publicado em 1992).
Barroso, J. (2005). A escola como espaço público local. Revista Teoria e Prática daEducação, 8(3), 307-315.
Benjamin, W. (1994). O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Em W. Benjamin. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história dacultura:obras escolhidas(vol. 1, pp. 197-221). São Paulo: Brasiliense.
Berger, P. L.& Luckmann, T. (2005). Modernidade, pluralismo e crise de sentido: a orientação do homem moderno (2a ed.). (E. Orth, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes. (Originalpublicado em 1995).
Blank, M. F.,Johnson, S. D. B. & Shah, B. P. (2003). Community as text: using the community as a resource for learning in community schools. New Directions for Youth Development, 97, 107-120.
Coelho Jr, A. G. (2006). As especificidades da comunidade religiosa: pessoa e comunidadeem Edith Stein. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
Gohn, M. G. M. (2004).A educação não-formal e a relação escola-comunidade. Eccos –Revista Científica Uninove,6(2), 39-65.
Mahfoud, M. (2007). Família e intersubjetividade. Em L. Moreira & A. M. A. Carvalho (Orgs.). Família, subjetividade e vínculos(pp. 107-124). São Paulo:Paulinas.
Nascimento, E. P. (2006). Literatura marginal: os escritores de periferia entram em cena. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado em 13 de setembro, 2010, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-03092007-133929/pt-br.php
Rus, E. (2006). Interiorité de lapersonne et éducation chez Edith Stein. Paris: LesÉditionsDu Cerf.
Stein, E. (1999a). A mulher: sua missãosegundo a natureza e a graça (A. J. Keller, Trad.). Bauru, SP: Edusc. (Original publicado em 1968).
Stein, E. (1999b). Psicologia e scienze dello spirito: contributi per una fondazione filosofica(A. M. Pezzella, Trad.). Roma: CittàNuova. (Original publicadoem 1922).
Stein, E. (1999c). Sull`idea di formazione. Em E. Stein. La vita come totalità: scrittisull ́educazione religiosa (2a ed., pp. 21-36). (T. Franzosi, Trad.). Roma: CittàNuova. (Original publicado em 1930).
Szymanski, H. (2004). A prática reflexiva em pesquisa com famílias de baixa renda. Anais II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos: apesquisa qualitativa em debate (pp. 1-7). Bauru, SP: SE&PQ. Recuperado em 14 de setembro, 2011, http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt1/06.pdf
Szymanski, H. (2010). Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista empesquisa. Em H. Szymanski,L. R. Almeida & R . C. R. Prandini (Orgs.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva (3a ed., pp. 9-61). Brasília: LiberLivro.
Szymanski, H.,Almeida, L. R. & Prandini, R. C. R. (2010). Perspectivas para análise de entrevistas. Em H. Szymanski,L. R. Almeida & R. C. R. Prandini (Orgs.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva (3a ed., pp. 63-86).Brasília: Liber Livro.
Torres, R. M. (2003). A educação em função do desenvolvimento local e da aprendizagem. Em Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação comunitária –Cenpec. (Org.).Muitos lugares para aprender (pp. 81-89).São Paulo: Cenpec/Fundação Itaú Social/ Unicef.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.