Irmão Henrique Justo

um pioneiro da psicologia humanista no Brasil

Autores/as

  • Francisco Silva Cavalcante Junior Universidade de Fortaleza
  • Átila Montenegro Universidade de Fortaleza

Palabras clave:

Henrique Justo, psicologia humanista no Brasil, abordagem centrada na pessoa

Resumen

Este trabalho trata-se de um relato de experiência profissional e é fruto de uma visita do Prof. Dr. Irmão Henrique Justo a Fortaleza, integrando a mesa redonda intitulada Histórias da História da Psicologia Humanista no Brasil promovida pelo Laboratório RELUS do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Da sua comunicação traçamos seu percurso como o pioneiro da Psicologia Humanista no Brasil: desde informações sobre sua formação profissional até um pouco de sua trajetória na Psicologia, principalmente no tocante ao seu encontro com Carl Rogers e com a Abordagem Centrada na Pessoa. Para tanto, valemo-nos de sua própria perspectiva, mantendo a fidedignidade de seus relatos e o seu tom experiencial. O contato com o Ir. Henrique Justo foi de muito aprendizado para os autores deste texto, o que nos motivou a continuar escrevendo as histórias da história da Psicologia Humanista no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Silva Cavalcante Junior, Universidade de Fortaleza

psicólogo, Mestre em Educação Especial e Ph.D. em Leitura e Escrita pela University of New Hampshire, EUA. Professor titular do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Coordenador da Rede Lusófona de Estudos da Felicidade – RELUS.

Átila Montenegro, Universidade de Fortaleza

graduando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR –, bolsista de iniciação científica (PBICT/FUNCAP/UNIFOR) e membro da Rede Lusófona de Estudos da Felicidade – RELUS.

Citas

Cavalcante Jr., F. S. & Sousa, A. F. (2007). Histórias da Psicologia no Ceará: entrevista com Gercileni Campos. Psicologia em Estudo, 12 (2), 423-427.

Gross, C. M. & Graziottin, T. C. (2002). Entrevista com Irmão Henrique Justo. Humanitas Jornal, Número e ano? marco-abril, 1-7.

Justo, H. (1979). Somos diferentes: aspectos da psicologia diferencial. 2. ed. Porto Alegre: Livraria Santo Antonio.

Justo, H. (1997). Você também é diferente. Petrópolis: Vozes.

Justo, H. (2002). Cresça e faça crescer: lições de um dos maiores psicólogos - Carl Rogers. 7. ed. Canoas: Editora La Salle.

Rogers, C. (1951). Client-centered therapy. Boston: Houghton Mifflin.

Rogers, C. (1961). On becoming a person. Boston: Houghton Mifflin.

Rogers, C. (1969). Freedom to learn. Columbus: Charles E. Merrill.

Rogers, C. & Kinget, G. M. (1977). Psicoterapia e relações humanas (M. L. Bizzotto, trad.). 2. ed. Belo Horizonte: Interlivros. (Original de 1959).

Zavalloni, R. (1956). Educação e personalidade (G. A. Buzzi, trad.). Petrópolis, RJ: Vozes. (Original de 1955).

Publicado

2009-04-11

Cómo citar

Cavalcante Junior, F. S., & Montenegro, Átila. (2009). Irmão Henrique Justo: um pioneiro da psicologia humanista no Brasil. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 16, 85–91. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6677

Número

Sección

Artigos