A história da psicologia como disciplina de mestrado

relato de uma experiência

Autores/as

  • Ines Rosa Bianca Loureiro Universidade São Marcos
  • Marisa Todescan Dias da Silva Baptista Universidade São Marcos

Palabras clave:

história da psicologia, ensino de história da psicologia, pós-graduação em psicologia, experiência de ensino em pós-graduação

Resumen

O artigo apresenta uma experiência de ensino de História de Psicologia em um curso de Mestrado em Psicologia. Inicia com um panorama histórico de como e por quais motivos a disciplina foi incluída no currículo do curso. Descreve sua programação, explicita seus objetivos, as ênfases de conteúdo, metodologia e bibliografia utilizada. Apresenta a avaliação que os alunos fizeram da disciplina ao final do semestre letivo, bem como o tipo de produção contida em seus trabalhos finais. Analisa todas essas informações a partir dos objetivos da disciplina e finaliza com uma breve reflexão sobre a concepção de história que fundamenta esta experiência didática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ines Rosa Bianca Loureiro, Universidade São Marcos

Doutora em Psicologia Clínica – PUC/SP. Principais temas de pesquisa: História e epistemologia da Psicanálise, Constituição da subjetividade moderna, Estética psicanalítica.

Marisa Todescan Dias da Silva Baptista, Universidade São Marcos

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP, Professora do Mestrado em Psicologia da Universidade São Marcos.

Citas

Andery, M. A. P. A.; Sério, T. M. A. P. (1987). O ensino da História da Psicologia: análise de uma experiência. Em M. C. Guedes (Org.). História da Psicologia. (pp. 119-126). São Paulo: EDUC.

Antunes, M. A. M. (2001). A Psicologia no Brasil. São Paulo: Unimarco; Educ.

Antunes, M. A. M. (1998). Algumas reflexões acerca dos fundamentos da abordagem social em história da psicologia. Em J. Brožek; M. Massimi (Org.s). Historiografia da Psicologia Moderna: versão brasileira. (pp. 363-374). São Paulo: UNIMARCO; Loyola.

Barros, J. D’A. (2004). O campo da história. Petrópolis: Vozes.

Brožek, J.; Massimi, M. (1998). Epílogo. Em J. Brožek; M. Massimi (Org.s) Historiografia da Psicologia Moderna: versão brasileira. (pp. 433-439). São Paulo: Unimarco; Loyola.

Chauí, M. (1994) Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

Descartes, R. (1989). Discurso do método. (E. Marcelina, Trad.; D. Huisman, Coment.). Brasília: UNB; Ática. (Original publicado em 1637).

Ferry, L. (2004). O que é uma vida bem sucedida. Rio de Janeiro: Difel.

Figueiredo, L. C. (1996). Os lugares da Psicologia. Em L. C. Figueiredo. Revisitando as Psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. São Paulo; Petrópolis: EDUC; Vozes.

Figueiredo, L. C. (1992). Convergências e divergências: a questão das correntes de pensamento em Psicologia. Trans – in –formação, 4 (1), 2-3.

Frigotto, G. (1989). O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. Em I. Fazenda (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. (pp. Xx-xx). São Paulo: Cortez.

Gomes, W. B. (1996). História da Psicologia para Curso de Graduação. R. H. F. Campos (Org.). História da Psicologia. São Paulo: EDUC.

Guedes, M. C. (1996). História da Psicologia: recurso para formação de pesquisadores e de psicólogos. Em R. H. F. Campos (Org.) História da Psicologia. São Paulo: EDUC.

Hilgard, E.R.; Leary, D. E.; McGuire, G. R. (1998). A história da Psicologia: um panorama e avaliação crítica. Em J. Brozek; M. Massimi (Org.s) Historiografia da Psicologia Moderna: versão brasileira. (pp. 399-431). São Paulo: Unimarco; Loyola.

Jacó-Vilela, A. M. (2001). Concepções de pessoa e a emergência do indivíduo moderno. Interações: estudos e pesquisas em Psicologia, VI, (12), 11-39.

Kant, I. (1985). Resposta à pergunta: que é “Esclarecimento”? Em I. Kant. Immanuel Kant: textos selecionados. 2a ed. (F. Fernandes, Trad; E. C. Leão, Coment.).Petrópolis: Vozes.

Loureiro, I. (2001). O carvalho e o pinheiro: Freud e o estilo romântico. São Paulo: Escuta; FAPESP.

Schultz, D. P.; Schultz, S. E. (1981). História da psicologia moderna. (A. U. Sobral & M.S. Gonçalves, Trad.). São Paulo: Cultrix. (Original publicado em 1969).

Wertheimer, M. (1998). Pesquisa histórica: por quê? Em J. Brožek; M. Massimi. Historiografia da psicologia moderna. (pp. 21-42). São Paulo: Unimarco; Loyola.

Publicado

2007-04-12

Cómo citar

Loureiro, I. R. B., & Baptista, M. T. D. da S. (2007). A história da psicologia como disciplina de mestrado: relato de uma experiência. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 12, 143–151. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6716

Número

Sección

Artigos