Rei, Sacerdote, Profeta: historicidade, religiosidade e subjetividade

Autores/as

  • Gilberto Safra Instituto de Psicologia da USP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

senso religioso, self, Soloyov, teologia bizantina

Resumen

Vladimir Solovyov (1853-1900), pensador russo, desenvolveu um sistema de pensamento, no qual não há distinção entre filosofia e religião, já que para ele não era possível enfocar o ser humano sem levar em conta a sua busca pelo divino. Solovyov nos auxilia a discutir a subjetividade humana a partir das concepções de historicidade e de sagrado como vértices organizadores do self. Neste trabalho, estaremos utilizando essas perspectivas a fim de discutirmos a subjetividade de Zé Leal, habitante do Morro Vermelho, Minas Gerais, usando entrevista feita por Prof. Dr. Miguel Mahfoud. Solovyov afirma que a singularidade de uma pessoa é a hipóstase da história da natureza humana. Zé Leal apresenta uma subjetividade em que essa perspectiva é flagrante. Nela o tempo é vivido existencialmente, de maneira que a história é sempre re-apresentada e resignificada pelas pessoas que fazem parte dela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilberto Safra, Instituto de Psicologia da USP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicólogo, doutor em psicologia, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Citas

Berdyaev, N. (1944). Slavery and Freedom. (R.M. French, Trad.). New York: Charles Scribner’s Sons.

Dostoievski, F. M. (1995). Os Irmãos Karamazov (O. Mendes, Trad.). Rio de Janeiro: Aguillar.

Mahfoud, M. (2001). Empenhado na mudança do milênio: identidade, história e profecia em uma comunidade rural tradicional. Memorandum, 1, 2-12.

Máximo Confessor (1985). Maximus Confessor-Selected Writings. (G. C. Berthold, Trad.). New York: Paulist Press.

Palamas, G. (1983). The Triads (N. Gendle, Trad.). New Jersey: Paulist Press.

Khomiakov, A. (1998). The Church is one. On spiritual unity. A slavophile reader (B. Jakim, Trad.). New York: Lindisfarne Books.

Solovyov, V. (1914). Cheteniya o Bogochelovechesteve. Sobraniye sochineni. [Conferências sobre a Divina Humanidade]. St, Petersburg.

Publicado

2001-10-01

Cómo citar

Safra, G. (2001). Rei, Sacerdote, Profeta: historicidade, religiosidade e subjetividade. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 1, 33–40. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6831

Número

Sección

Artigos