Karl Weissmann e a psicanálise na Era Vargas

um psicanalista entre a política, a educação e a criminologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6838

Palavras-chave:

Karl Weissmann, história da psicanálise, educação, criminologia, Era Vargas

Resumo

No presente artigo, temos como objetivo investigar elementos da vida e do pensamento do psicanalista austríaco Karl Weissmann, que viveu no Brasil entre 1921 e 1989. Para tanto, analisamos uma diversidade de arquivos, em especial seus próprios livros e artigos, visando discutir aspectos de seu trabalho com a psicanálise. Damos destaque para seu primeiro livro, publicado em 1937, época em que Weissmann desponta como psicanalista e intelectual de renome no país. A análise de seus textos evidencia uma leitura da psicanálise centrada no desenvolvimento da libido através das fases propostas por Freud, com um perfil de maturidade definida. Essa leitura possibilitou a Weissmann trabalhar psicanaliticamente no campo da criminologia, traçando tipos de crime a partir de transtornos no desenvolvimento. Ressaltamos a compatibilidade entre seu pensamento e o ideário político da Era Vargas, sobretudo quanto às noções de família e de infância, em sua relação com a perspectiva de desenvolvimento nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Afonso Nogueira Santos, Universidade de São Paulo

Rodrigo Afonso é psicólogo, com graduação e mestrado em psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP).

Belinda Piltcher Haber Mandelbaum, Universidade de São Paulo

Belinda Mandelbaum é psicanalista e professora associada do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP, onde coordena o Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade. Autora de Psicanálise da Família (2a edição, 2010), Trabalhos com famílias em Psicologia Social (2014) e Desemprego: uma abordagem psicossocial (2017). Coordena atualmente o projeto “Psicanálise e contexto social no Brasil: fluxos transnacionais, impacto cultural e regime autoritário".

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

Santos, R. A. N., & Mandelbaum, B. P. H. (2019). Karl Weissmann e a psicanálise na Era Vargas: um psicanalista entre a política, a educação e a criminologia. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 36, 1–27. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6838

Edição

Seção

Artigos