Da “Escola” ao “Círculo” de Vigotski

uma perspectiva historiográfica crítica

Autores

  • Ana Carolina de Lima Bovo Universidade Federal de Goiás
  • Ana Paula Kunzler Universidade Federal de Goiás
  • Gisele Toassa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6842

Palavras-chave:

círculo de Vygotsky, psicologia histórico-cultural, Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934, história da psicologia

Resumo

Discutir o contexto histórico de produção científica é tarefa para uma historiografica crítica das ciências que tem sido levada a cabo em relação à psicologia soviética. Assim, teve-se como objetivo discutir o conceito de Círculo de Vigotski (cunhado por Anton Yasnitsky) em oposição à ideia de Escola contida em trabalhos brasileiros, evidenciando as consequências disso no país. Procurou-se apreender as configurações deste Círculo no contexto histórico da URSS. Como método, resulta de uma pesquisa bibliográfica acerca do Círculo de Vigotski na obra de Anton Yasnitsky e sobre o contexto histórico da URSS, além de uma revisão bibliográfica em artigos e livros disponíveis no Google Acadêmico em língua portuguesa. Os resultados salientam que o conceito de Círculo de Vigotski evidenciaria uma dimensão dialógica e polifônica da pesquisa científica na psicologia soviética em oposição à ideia de “Escola de Vigotski” e a percepção de que a pesquisa era feita de forma centralizada e hierarquizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-18

Como Citar

Bovo, A. C. de L., Kunzler, A. P., & Toassa, G. (2019). Da “Escola” ao “Círculo” de Vigotski: uma perspectiva historiográfica crítica. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 36, 1–23. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6842

Edição

Seção

Artigos