Helena Antipoff e a Escolologia

origens, conceitos e aplicações da ciência da escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.48076

Palabras clave:

escolologia, educação, ciência da escola, Helena Antipoff

Resumen

A Escolologia, definida como a ciência da escola, é uma proposta da educadora e psicóloga russo-brasileira Helena Antipoff, desenvolvida na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte, nos anos de 1930, tendo por objeto de estudo a escola e tudo relacionado a ela. Por meio de uma investigação documental, analisaram-se os conceitos e fundamentos teórico-metodológicos que deram origem à proposta, a saber: a perspectiva do movimento da Educação Nova, em que a criança é colocada no centro do processo pedagógico; a psicologia da criança; a pedagogia experimental de Édouard Claparède, e o método de experimentação natural de Alexander Lazursky. Antipoff inovou elegendo a escola como unidade psicossociológica, considerando-a como uma totalidade com múltiplos fatores que, em conjunto, poderiam influenciar os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, como o meio familiar, social, cultural, econômico; a escolha dos métodos pedagógicos, e a organização da gestão escolar. Os estudos escolológicos inseriram, na formação dos professores, o uso de métodos científicos de investigação visando tornar a pedagogia uma ciência experimental.

Biografía del autor/a

  • Renata Silva Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pedagoga, doutorada em Educação pela UFMG e mestre em Educação pela UFV. É Especialista em Educação Básica na SEE/MG e professora na Rede Municipal de Viçosa/MG.

  • Regina Helena de Freitas Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff.

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Publicado

2025-04-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Helena Antipoff e a Escolologia: origens, conceitos e aplicações da ciência da escola. (2025). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 42, e48076. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.48076