A histeria nas revisões do caso Emmy Von N

contribuições para a história da psicanálise

Autori

  • Glaucia Valéria Pinheiro de Brida Universidade Estadual de Maringá
  • Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto Universidade Estadual de Maringá

Parole chiave:

histeria, Emmy Von N, psicanálise, psicopatologia

Abstract

O objetivo deste artigo é, ), por meio de um estudo teórico-conceitual,  examinar textos de revisão indexados pela American Psychology Association (APA) do caso Emmy von N., de Freud, publicado em 1895. Essas revisões tratam de escritos psicanalíticos que reanalisam o caso, atribuindo novo diagnóstico e novas dinâmicas. O caso Emmy presencia o nascimento da psicanálise e é um de seus “parteiros”. Sua análise e seu diagnóstico testemunham o momento da psicanálise em que se produziu. No entanto, muitos anos se passaram e a histeria foi ganhando outros significados em psicanálise, assim como a própria psicanálise foi se modificando desde então. Um pouco dessas modificações podem ser observadas através das revisões de casos célebres. Foram encontrados e examinados artigos publicados entre as décadas de 1950 e 1980, voltados à revisão do diagnóstico de Emmy, e artigos publicados entre as décadas de 1990 e 2000, que salientam o valor histórico do caso para o método, teoria e clínica psicanalítica na atualidade.  Assim como o caso Emmy testemunha o nascimento da Psicanálise, cada retorno ao caso testemunha um momento da Psicanálise, enquanto um campo de saber em construção, hoje e em 1891.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Glaucia Valéria Pinheiro de Brida, Universidade Estadual de Maringá

psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e professora adjunta do  Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto, Universidade Estadual de Maringá

psicoterapeuta, Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou dois anos de atividades pós-doutorais em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental na Université de Paris VII. Atualmente é docente no Departamento de Psicologia, no mestrado em Psicologia e no doutorado em Administração da Universidade Estadual de Maringá; e coordenou a pesquisa “A histeria ainda; o discurso psicanalítico sobre a histeria nos últimos 50 anos”.

Pubblicato

2015-04-24

Come citare

Brida, G. V. P. de, & Mello Neto, G. A. R. (2015). A histeria nas revisões do caso Emmy Von N: contribuições para a história da psicanálise. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 28, 36–54. Recuperato da https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6456

Fascicolo

Sezione

Artigos