Memória discursiva e arquivo em manuais de educação infantil de meados do século XX

Autores

  • Anderson de Carvalho Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

história da psicologia, história da educação, psicologia do desenvolvimento

Resumo

O artigo traz os resultados da análise de dois livros Manuais de meados do século XX, publicados entre 1940 e 1960 com o propósito de orientar ações educacionais. A partir do referencial teórico da Análise de Discurso francesa analisamos sequências discursivas, recortadas a partir de hipóteses construídas ao longo da leitura destes manuais focadas nos conceitos de memória discursiva e arquivo. Os estudos do campo da História da Infância e da educação infantil foram fundamentais para articular as análises ao conceito de memória discursiva. Nos manuais analisados foram apontadas algumas evidências ideológicas em torno da nomenclatura utilizada por funcionarem como dispositivo de interpretação ancorado na memória discursiva do Comportamentalismo e do discurso pedagógico conforme visto em Foucault. A análise mostra que há efeitos de evidência de sentido voltados a um modelo de criança ideal, bem como a legitimidade de um lugar discursivo da criança e sobre educação infantil que se consolida no jogo entre a memória discursiva e o arquivo.

 

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Biografia do Autor

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (campus de Ribeirão Preto-SP), com estágio na Universidade de Paris 13 (campus Nord, em Villetaneuse). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (campus de Itapetinga-BA); Líder do Grupo de Investigação sobre Narrativas, Práticas Letradas e Discurso (GRINPRALED/CNPq/UESB); orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB), nível: Mestrado.

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Publicado

2017-07-24

Como Citar

Pereira, A. de C. (2017). Memória discursiva e arquivo em manuais de educação infantil de meados do século XX. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 30, 82–103. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6491

Edição

Seção

Artigos