Construtivismo

a história de uma palavra como produção crítica do conhecimento e das estratégias educacionais

Autori

  • Solange Jobim e Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Parole chiave:

formação do professor, teorias da linguagem, construtivismo

Abstract

Este artigo é um ensaio teórico que analisa a palavra “construtivismo” no contexto da teoria epistemológica de Jean Piaget. Além disto, discute o modo como os educadores do ensino básico compreendem e utilizam este conceito, especialmente a partir da década de 1970. As teorias da linguagem de Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin foram utilizadas como referências para a análise do sentido da palavra “construtivismo” no contexto das práticas discursivas dos professores do ensino básico. O uso meramente instrumental da linguagem e a preocupação exclusiva com métodos e técnicas de ensinoaprendizagem, nos cursos de formação de professores, são abordagens consideradas inadequadas para dar conta da complexidade do ato educativo, merecendo uma avaliação crítica dos profissionais da área.

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Biografia autore

Solange Jobim e Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Psicologia da PUCRio. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUCRio. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade do Departamento de Psicologia, PUCRio. Pesquisadora do CNPq.

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Pubblicato

2008-10-12

Come citare

Jobim e Souza, S. (2008). Construtivismo: a história de uma palavra como produção crítica do conhecimento e das estratégias educacionais. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 15, 61–69. Recuperato da https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6684

Fascicolo

Sezione

Artigos