Construtivismo
a história de uma palavra como produção crítica do conhecimento e das estratégias educacionais
Parole chiave:
formação do professor, teorias da linguagem, construtivismoAbstract
Este artigo é um ensaio teórico que analisa a palavra “construtivismo” no contexto da teoria epistemológica de Jean Piaget. Além disto, discute o modo como os educadores do ensino básico compreendem e utilizam este conceito, especialmente a partir da década de 1970. As teorias da linguagem de Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin foram utilizadas como referências para a análise do sentido da palavra “construtivismo” no contexto das práticas discursivas dos professores do ensino básico. O uso meramente instrumental da linguagem e a preocupação exclusiva com métodos e técnicas de ensinoaprendizagem, nos cursos de formação de professores, são abordagens consideradas inadequadas para dar conta da complexidade do ato educativo, merecendo uma avaliação crítica dos profissionais da área.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Bakhtin, M. (1981).Marxismo e filosofia da linguagem(M. Lahud, organizador e tradutor). São Paulo: Hucitec. (Originais publicados em 1930-1941).
Bakhtin, M. (2003).Estética da criação verbal (P. Bezerra, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1992).
Benjamin, W. (1985).Walter Benjamin(Obras Escolhidas, Vol.1) (S. P. Rouanet, Trad.). São Paulo: Brasiliense.
Benjamin, W. (1992). Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana (M. L. Moita, Trad.). Em Walter Benjamin: sobre arte, técnica e política(pp. 177-196). Lisboa: Relógio D’Água Editores.
Jobim e Souza, S. (1996). Resignificando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. Em S. Kramer & M. I. Leite (Orgs.),Infância:fios e desafios da pesquisa(pp. 39-55). Campinas: Papirus.
Jobim e Souza, S. (2008).Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin.Campinas: Papirus.
Jobim e Souza, S. & Kramer, S. (1991). O debate Piaget / Vygotsky e as políticas educacionais. Cadernos de Pesquisa, 77, 69-80.
Lispector, C. (1978).Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Piaget, J. (1983a). Psicogênese dos conhecimentos e seu significado epistemológico. Em M. PiattelliPalmarini,Teorias da linguagem &teorias da aprendizagem: odebate entre Jean Piaget& Noam Chomsky(pp. 13-37). São Paulo: Editora Cultrix.
Piaget, J. (1983b). A epistemologia genética. Em Piaget: Vidae obra(pp. 3-64) (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.